A história e o espírito inovador da Escorihuela se iniciam em 1880, quando don Miguel Escorihuela Gascón chegou à Argentina, com apenas 19 anos. Em 1884, fundou a Bodegas Escorihuela Gascón. Durante o século XX, a Escorihuela se transformou em uma das mais reconhecidas vinícolas argentinas. Na década de 40, elaborou o primeiro vinho 100% Malbec.
Em 1993, Nicolas Catena e um grupo de investidores adquirem a Escorihuela. Depois da tradição do aventureiro don Miguel Escorihuela Gascón, Nicolas e seus sócios transformaram a Escorihuela em uma Meca da experimentação com comida e vinho. A Escorihuela é o refúgio do 1884 Restaurante, um dos melhores da Argentina, criado pelo famoso chef Francis Mallmann para enaltecer a gastronomia local. Recentemente um incêndio destruiu parcialmente a vinícola.
Vamos então ao que eu achei deste belo exemplar Argentino:
Visual: Garrafa imponente, mantendo a linha que peso e tamanho demonstram qualidade. Rolha de cortiça e personalizada para a bodega. Não traz nenhuma informação no contra rótulo. Coloração vermelho intenso, puxando pro roxo. Lágrimas rápidas por toda a taça.
Olfato: Elegância e potência magicamente combinadas. Um argentino moderno e muito bem produzido. Nas notas trouxe frutas negras mais adocicadas, baunilha, café torrado e recém moído e um delicioso toque de chocolate amargo. Impressionou pela complexidade e potência dos aromas.
Paladar: Mais uma surpresa pois demonstrou uma elegância e uma maciez que eu não imaginava. É um vinho intenso, de corpo intenso, mas macio e gostoso de beber. Os taninos estão bem presentes só que já um pouco amaciados. Acidez também marcando presença. O retrogosto traz as notas adocicadas, na forma de frutas em compota com chocolate meio amargo, uma delícia. Importante citar que o vinho respirou por uma hora e meia!
O que a Escorihuela fala do seu vinho:
Não encontrei a ficha técnica de 2004. Estou inserindo aqui a da safra de 2000.
Variedad: 90% Cabernet Sauvignon, 10% Malbec.
Viñedos: Finca Escorihuela Gascón, Agrelo, 950 msnm.
Fecha de Cosecha: Cabernet Sauvignon segunda semana de abril, Malbec primera semana de abril.
Rendimientos: 90 qq/ha.
Azúcares en la Cosecha: 24.5 Brix.
Fermentación: 100% Acero inoxidable. 100% Maloláctica.
Añejamiento: 12 meses en barril.
Barricas: 80% roble francés y 20% roble americano
Alcohol Final: 13,8 en volumen.
Acidez Total: 6 g/l en tartárico.
Ph: 3.63
Um vinho com personalidade que me agradou e muito. Nota-se facilmente como que foi produzido com cuidado, zelo e amor. O nome “Pequenas Producciones” não é por acaso. Um vinho que com certeza fará sucesso em seu evento. No Brasil é vendido pela Grand Cru.
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!