Bolei esta receita para acompanhar o vinho do mês de abril da Confraria dos Enoblogs. O vinho escolhido foi um Sauvignon Blanc do Chile. Como o Chile é um dos maiores produtores mundiais de Salmão, achei que seria uma boa idéia fazer uma receita com este peixe para harmonizar com a degustação.
Pouco tempo atrás viajei pela empresa aérea Pluna, uma empresa uruguaia. O serviço de bordo era bem legal, apesar de ser pago! Na época comi um sanduíche de salmão defumado com cream cheese e dill que estava estupendo. Foi este sanduíche que me inspirou para fazer este prato. Trouxe também uma inspiração no Ceviche, prato da culinária andina.
Ao invés de fazer o salmão defumado, deixei o filet marinando no limão por algumas horas. O limão cozinha o peixe por fora e deixa um sabor mais incorpado. O ceviche também é assim, peixes e frutos do mar crús cozidos no limão. Após marinar fritei os filets de salmão na manteiga, acrescentei o molho de catupiry com dill e levei ao forno para gratinar. O pratou ficou realmente muito bom, super fácil de fazer e tudo indica que harmonizará com perfeição com o nosso vinho.
Ingredientes
Para o Salmão
x 1,5Kg de filet de salmão em pedaços;
x Suco de 1 Kg de limão;
x Sal a gosto;
x Manteiga.
Para o molho
x 500g de catupiry ou requeijão cremoso;
x 500ml de leite;
x 6 dentes de alho;
x 1 cebola;
x 1 maço de Dill;
x Azeite;
x Sal a gosto.
Como Fazer
O filet do salmão deve ser temperado apenas com sal a gosto e então ser imerso no limão e nele permanecer por 4 (quatro) horas. Após as 4 horas escorrer todo o limão. Reparem que o salmão fica como se estivesse cozido por fora. Fritar os pedaços de salmão na manteiga e deixar em um pirex refratário.
[Salmão após ser marinado no limão]
Vamos então fazer o molho para este peixe tão gostoso. Em primeiro lugar vamos esmagar os dentes de alho e picar a cebola bem fininha para fazer um belo refogado no azeite. Deixe dourar bem (importante!). Assim que estiver bem dourado, acrescente o leite e então vá adicionando o catupiry aos poucos. Não pare de mexer para que o catupiry vá derretendo no leite. Após colocar todo o catupiry adicione o maço de Dill que, é claro, já teve todas as suas folhas previamente destacadas dos galhinhos. Verifique o sal e corrija para o seu paladar.
[Prato pronto após gratinar]
Espero que todos gostem desta receita!
Bon apetit!
(GK)
A combinação pareceu deliciosa..!
ResponderExcluirJá que vocês gostam, sugiro aqui que dêem uma olhada em nosso site: Wine.com.br
Lá nosso sommelier dá várias dicas bacanas de receitas e vinhos para acompanhá-las. Tanto as mais sofisticadas como as do dia-a-dia também!
Att, Wine.
Amigos da Wine,
ResponderExcluirAgradeço a sugestão. Já somos seus clientes do Clube W e já temos alguns vinhos comprados com vocês comentados aqui como, por exemplo, o vinho escolhido pela Confraria no mês de Abril.
Parabéns pela constante evolução do site.
Enoabraços,
Gustavo