Antes de começarmos nosso post vale uma curiosidade... Parece que foi ontem que começamos a escrever estas mal traçadas linhas aqui no Enoleigos e, pelo menos para mim foi uma surpresa, acabamos de passar os 50 posts! Como este é o 51o, achei uma boa idéia começar o post falando disto! hehe. Outro dia estava pensando no blog. O que mais me fascina é a troca de informações e o constante aprendizado que este mundo virtual nos proporciona. A você que nos acompanha, nosso obrigado! A você que nos acompanha em silêncio, procure interagir mais e verá como isto pode ser bacana para todos nós.
Sexta-feira de calor em São Paulo, peixinho deixado pronto pela minha secretária, cheguei do trabalho cansado e resolvi trocar a tradicional cervejinha das sextas por um espumante. Como era um dia mais informal, sem uma produção gastronômica mais elaborada, decidi abrir este espumante da Miolo que havia comprado há pouco, por módulos R$16,00, em uma ida ao Rio de Janeiro.
Este espumante é produzido pela Miolo na Fazenda Ouro Verde, Vale do São Francisco. O assemblage Blanc de Blancs, produzido pelo método charmat, consiste em utilizar apenas variedades de uvas brancas, nesse caso a Chenin Blanc, a Sauvignon Blanc e a Verdejo, corte pouco utilizado nos espumantes nacionais.
A Vinícola Ouro Verde, propriedade do Grupo Miolo, está localizada no município de Casa Nova na Bahia. O projeto prevê a implantação de 400 hectares até 2012. Em virtude do clima tropical semiárido com grande incidência de insolação e baixa precipitação de chuvas, os vinhedos são irrigados pelo sistema de gotejamento, similar ao utilizado em outras regiões do mundo. Na Vinícola Ouro Verde, já existia uma vinícola, com mais de 20 anos, a qual foi totalmente reformada e ampliada para atender a atual demanda. Para 2012, prevê capacidade operacional de 4 milhões de litro/ano.
O Terranova Blanc des Blancs Brut é um espumante leve, fresco, ideal para ser bebido jovem. E, sem nenhuma grande expectativa, coloquei a garrafa para gelar no balde com gelo para então poder degustá-lo. Ah, vale citar que a Miolo recomenda que o mesmo seja servido a 3oC! Vamos ao que achei:
Visual: Bela garrafa!! Na taça mostrou cor amarelo claro com nuances dourados e esverdeados. Perlage bonita, fina e bastante persistente. Começou bem!
Olfato: Aroma bem frutado, com destaque para notas de frutas brancas, em especial maçã. No fundo percebi um leve toque de damasco, que enriqueceu a análise olfativa. Aqui percebemos que iremos beber um espumante realmente refrescante!
Paladar: Álcool praticamente imperceptível ao palato. Na boca o primeiro ataque foi também muito frutado com retrogosto mais amargo e final médio. Frutas permanecem mesmo após o retrogosto amargo. Um espumante leve e, como pensávamos, bastante refrescante.
O que diz a vinícola:
Variedade de uva: Chenin Blanc/ Sauvignon Blanc e Verdejo
Análise Visual: Este espumante apresenta leve intensidade de cor, tonalidade amarelo-esverdeada e perlage fina e persistente.
Análise Olfativa: Seu aroma ressalta o caráter frutado (frutas tropicais) e floral (rosas e margaridas).
Análise Gustativa: Bom frescor, equilíbrio e retrogosto agradável.
Serviço: A temperatura de serviço do Terranova Blanc de Blancs Brut, é de 3ºC pois possui uma estruta média e exala melhor suas características a essa temperatura.
Harmonização: Assim como todos os outros espumantes Brut, o Terranova Blanc de Blancs pode acompanhar todos os pratos em geral, sendo um "coringa" da harmonização. Em especial, o casamento desse espumante com queijos de textura leve e paladar suave e carnes brancas com ervas e especiarias acontece perfeitamente. Frutas tropicais, folhados de damasco, e pratos com certa gordurosidade podem acompanhar muito bem esse espumante. A acidez e a gordurosidade se contrapõem e se equilibram
O peixe que comi foi um filet empanado com molho tártaro, acompanhado de uma salada verde. O vinho casou com a comida!
Este foi mais uma bela surpresa que tive com os espumantes nacionais. Não é um vinho sensacional, mas, posso dizer que é um excelente custo benefício. Vou dar uma nota 3.
(GK)
Engraçado isso, Gustavo.
ResponderExcluirNa degustação da CBE vi alguma crítica não muito positiva sobre este vinho (acho que foi do Vinhos de Corte, não lembro).
Agora vejo a sua, que me parece bem positiva!
E moro em Salvador: Consigo achar este espumante em qualquer lugar!
Acho que preciso deixar de preconceito e provar ele logo, pra formar minha opinião!
Um abraço!
É meu amigo, este mundo do vinho é realmente único. Vi outros blogs que, como eu, acharam o espumante bem honesto, principalmente pelo preço que custa! Não cheguei a ler a resenha do nosso confrade sobre este vinho, mas, eu gostei! Claro que dentro da faixa de preço que se encontra, mas gostei.
ResponderExcluirFaça o que falou, ou seja, compre logo uma garrafa, coloque pra gelar e prove!! Só se atente para a temperatura que a Miolo sugere hein!
Abraços!