terça-feira, 13 de julho de 2010

Viva Espanha!!! MUGA Reserva 2004.

Final da Copa do mundo de 2010! Com certeza este é um dos dias mais esperados em um ano de Copa do Mundo, senão o mais esperado! Uma pena que o Brasil não pode estar presente enfrentando o belo time espanhol, realmente uma pena. Tenho minha própria “teoria de conspiração” sobre este ponto, mas, deixa pra lá!! Rs... Vamos continuar falando desta mágica arte de Baco que é muito melhor!

Fizemos um almoço lá em casa para assistir o jogo da final. A torcida era para a Espanha e separamos o Muga Reserva para, conforme nossa torcida, comemorar o título espanhol. No cardápio bolei um Farfalle al Nero de Sepia com molho branco de camarão e corações de alcachofra. Fiz também um prato de bacalhau. Antes e durante o almoço fomos com uma Cava Rosé e um SB Chileno, breve com posts por aqui. Depois do almoço, para acompanhar o jogo da final, abrimos este delicioso espanhol. Na sobremesa fechamos o dia com chave de ouro acompanhados de um late harvest argentino. Já viram que foi um dia delicioso e que rendeu muita matéria aqui para o Enoleigos. Furamos a ordem dos posts para comemorar o título Espanhol!

Compramos o Muga Reserva em uma promoção da Wine. Um vinho que foi pontuado por Robert Parker com 93 pontos e que saiu ao preço de R$68,00 para clientes do ClubeW. Até hoje nunca me decepcionei com um vinho bem pontuado pelo Parker, por isto a expectativa de que teríamos um bom rótulo pela frente.

A Bodegas Muga está localizada no histórico bairro de La Estación (estrada de ferro estação do bairro) em Haro / Espanha. As instalações (270 mil metros quadrados) foram construídas há dois séculos, utlizando-se principalmente pedra e madeira de carvalho. Possuem 200 depósitos de carvalho, bem como 14 mil barris, feitos de diferentes tipos de carvalho variando de carvalho francês (Allier, ou Tronçais Jupilles), americano, húngaro, russo e até um pequeno lote de carvalho espanhol.

As vinhas da Bodegas Muga estão localizadas no sopé da Obarenses Montes, dentro da área chamada de Rioja Alta. O clima local é excepcional, devido, por um lado, a geografia singular e orientação das vinhas e por outro lado, o clima envolvente, no Mediterrâneo e Atlântico. Os climas Continentais combinam-se harmoniosamente, criando assim um local com clima perfeito para o cultivo de uva.

O solo nessa área é principalmente de argila e pedra calcária, dividida em pequenos terroirs com diferentes qualidades físicas e químicas entre eles, assim cada terroir tem uma personalidade única e bem definida.

O crescimento das uvas será complexo e delicado, chave para a qualidade potencial dos vinhos nesta área. A Bodegas Muga possui 620 hectares de vinhas, mas também tem controle em mais de 370 acres de propriedades de viticultores da região. As variedades de uvas cultivadas são a Tempranillo (a essência dos vinhos), Garnacha (Grenache), Mazuelo (Carignan) e Graciano para os vinhos tintos e Malvasia Viura para os vinhos brancos.

Deixamos, como de costume, o vinho decantar por aproximadamente uma hora, para que seus aromas pudessem se mostrar mais. Já que começamos a falar diretamente do vinho, vale citar os comentários da Wine Advocate, de RP, sobre o vinho:

"The 2004 Muga Reserva is dark ruby-colored with an enticing nose of pain grille, pencil lead, crushed stone, and blackberry. This leads to an elegant wine with layers of flavor, several years of aging potential, and a lengthy finish."

Depois dos comentários da Wine Advocate, aproveito também para deixar os meus:

Visual: Garrafa seguindo as tradições espanholas. É curioso como as garrafas dos vinhos Premium aqui da América do Sul acabam sendo mais pomposas! Rolha de cortiça que estava um pouco ressecada. Na taça possui uma cor muito bonita, um vinho escuro opaco. Gotas gordas, lentas e espaçadas. No visual aparenta ser um vinho sedoso.

Olfato: Sedutor foi a primeira palavra que veio a cabeça. Aroma frutado e complexo. Ameixa, um fundo bem ameno de café, toques de especiarias, carvalho e cereja preta. No olfato já sentimos que o vinho provavelmente será encorpado.

Paladar: Estruturado, encorpado, mas sem ser super potente como vemos muito na América do Sul. Um vinho muito elegante. Confirma ser sedoso, bem com todos os aromas de frutas que sentimos na análise olfativa. Os toques de café aparecem bem ao fundo no retrogosto. Taninos “no ponto” e acidez também em perfeição, o que mostra que o vinho está perfeito para consumo.

O que diz a Bodega:

Variedades: Tempranillo 70%, Garnacha 20%, Mazuelo y Graciano 10%.

Elaboración: 6 meses en cubas de roble americano y 24 meses en barricas de 225 litros de roble americano y francés. Finalmente 12 meses en botella antes de salir al mercado. Después de la fermentación permanece entre 2 y 3 semanas de maceración. Una vez terminada la crianza en roble se clarifica con clara de huevo fresco antes de embotellarlo.

Cata: Poderoso, intenso, muy vivo, con ansias de agradar desde el principio. Mezclas casi perfectas entre aromas de frutos rojos y torrefactos en la nariz, la fruta cobra protagonismo en boca hasta completar un conjunto equilibrado, amplio.

É minha gente, uma experiência e tanto, e realmente o RP continua batendo com meu gosto! É claro que pode haver alguma exceção no futuro, mas, até o momento, sigo como um admirador dele.

Mesmo depois de decantar por uma hora, o vinho abriu mais na taça, o que mostra que ele poderia respirar mais um pouco. Na próxima garrafa vou deixar ele por 2 horas no decanter.

Um vinho envolvente, sedoso, chega a ser untoso. Bom demais da conta como dizem os mineiros! Eu não poderia dar outra nota para ele que não a máxima, por sinal a primeira nota 5 do blog, campeão junto com a fúria!

Estávamos já quase no final da garrafa quando a Fúria finalmente marcou o gol no final do segundo tempo da prorrogação. Terminamos nossa garrafa com chave de ouro, comemorando o inédito título espanhol!

(GK)

2 comentários:

  1. Muga, meu vinho preferido 1 vez por mês, visto que, aqui em San Francisco, CA custa $26,00 doletas uma garrafa... mas para fugir deste absurdo, que é o pç, faço um prato brasileiro, uma carne ao forno ou até mesmo um peixe (detesto vinho branco)...
    sempre Muga...
    ¡valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco,

      Obrigado por sua visita e comentário!

      Eu também gosto muito do Muga. Mas fiquei surpreso com o preço dele aí nos USA!

      Abraços!
      Gustavo

      Excluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...