Parece que foi ontem que comecei a escrever minhas impressões sobre o mundo do vinho aqui no Enoleigos. É meio clichê e até nostálgico falar isto, mas é a pura verdade! Há pouco vi que estava chegando próximo ao post 500! Um número considerável. Percebi isto pouco antes do meu aniversário, que é dia 03/03, quando bebi o delicioso OCIO 2007, um Pinot Noir chileno sensacional.
Dia de aniversário é sempre um dia especial. Alguns não gostam pq estão ficando mais velhos. Eu já gosto de celebrar a vida, celebrar todas as experiências que tivemos a oportunidade de viver. E, é claro, toda grande celebração pede um grande vinho! Esta garrafa foi um grande amigo que me deu para ser bebida exatamente na noite do dia 03/03.
O OCIO é o vinho premium da Chilena Cono Sur. A Viña Cono Sur foi fundada em 1993 com o objetivo de explorar o mercado estrangeiro com vinhos expressivos e inovadores do Novo Mundo.
Seu nome faz referência as suas origens geográficas: Cono Sur da América, em cuja vertente ocidental se encontra o Chile e seus privilegiados vales vitivinícolas. Seu símbolo, a “assinatura” de Cono Sur, sugere em seus traços a silhueta da América do Sul. A sede (La Casona), a bodega e os vinhedos principais de Viña Cono Sur encontram-se a 150 quilômetros ao sul de Santiago, na cidade de Chimbarongo, no coração do prestigioso Valle de Colchagua.
A Viña Cono Sur é uma empresa de propriedade 100% da Viña Concha y Toro, mas sua administração, enologia, marketing e vendas funcionam de forma independente.
A Cono Sur nasceu em torno das mais antigas videiras de Pinot Noir no Chile, e desde então, tem estado profundamente comprometida com esta variedade. Foram os primeiros no Chile a produzir Pinot Noir Premium, e também os primeiros a exportá-lo. Produzir esta variedade tem sido o maior desafio da Cono Sur.
O “Projeto Pinot Noir” iniciou-se em 1999, com a idéia de produzir o melhor Pinot Noir do Chile: único, expressivo e orgulhoso de suas raízes do Novo Mundo, elaborado segundo as antigas tradições da Borgonha. Desta região, berço da Pinot Noir, convidaram o renomado enólogo Martin Prieur, que assegurou na busca e seleção dos melhores terroirs e na excelência no manejo dos vinhedos.
O nome deste vinhaço que bebi vem de otium, ócio, descanso. Um conceito que nasce nos tempos antigos, vinculado ao mundo da filosofia clássica. Ocio refere-se a esta merecida e sagrada pausa que se sucede à rotina diária do trabalho e dos deveres. O momento em que o espírito liberta-se para crescer, contemplar e criar. É um momento de alegria, paz interior, equilíbrio e iluminação. Ocio é a própria vida condensada em um momento; um momento merecedor desta epifanía enológica: Ocio, o vinho ícone de Viña Cono Sur e o primeiro Pinot Noir Ultra Premium do Chile.
Vamos então ao que achei do OCIO:
Visual: Linda garrafa. Rolha em cortiça personalizada para a linha. A garrafa já foi uma surpresa. Ao servir tive a segunda. A coloração do OCIO na taça não segue o que estamos acostumados a ver nos Pinot do novo mundo. Na verdade me remeteu aos Pinot do Oregon. Uma coloração rubi de boa intensidade. Gotas gordas, lentas e espaçadas.
Olfato: Divino, exuberante e super aromático. Uma excelente complexidade. As frutas se exibem de uma forma muito intensa. Frutas vermelhas, em especial cerejas e amoras e um leve toque de cassis. Beira a perfeição e impressiona a qualquer leigo ou degustador. Ao fundo vemos algumas sutis notas de tabaco e couro.
Paladar: Repete o exame olfativo e, confesso, me deixou sem palavras. Equilibrado, corpo no ponto certo, frutas muito presentes, taninos sutis, ótima complexidade e loooongo, muito longo! Já tive a oportunidade de provar alguns Pinoit da Borgonha, mas até hoje nenhum como este.
O que a Cono Sur fala do seu vinho:
Vintage: 2007
Grape: 100% Pinot Noir
Appelation: Casablanca Valley
Tasting Notes: Beautiful and concentrated ruby red color of high intensity. Complex and delicate black fruits and white flower aromas, together with violet notes, combine harmonically with sweet and chocolate. In mouth it shows intense sweet fruit, elegance, rich texture and concentrated flavours. This amazing Pinot Noir has very soft tannins, a great structure and a rich and long lasting ending.
Ageing Process: 12 months in barrels, 1 month in stainless steel thanks.
O que diz a Wine Advocate, de Robert Parker:
Pontos: 89+
Degustador: Jay Miller
Review:
The flagship 2007 Pinot Noir Ocio has an enticing perfume of violets, spice box, cedar, black cherry, and black raspberry. On the palate it already reveals some complexity as a well as a satin texture, excellent balance, and a seamless finish. With 2-3 years of additional cellaring it should prove to be an outstanding Pinot Noir.
O que diz a Wine Spectator:
Pontos: 89
Review:
Broad but focused, with dark plum and fig flavors that glide over velvety tannins and are backed by mouthwatering black tea and iron notes. Full-bodied, with a slightly raisiny twinge on the finish. Drink now. –JM
Creio que seja a primeira vez aqui no Enoleigos que eu discordo veementemente da Wine Advocate e da Wine Spectator!
O OCIO é daqueles vinhos que dá vontade de ficar namorando a noite toda. Um vinhaço! Os dos Pinot mais finos que você terá a oportunidade de provar. Sou testemunho de que não poderia ter passado um aniversário melhor. Companhia sensacional acompanhado de um vinho destes foi muito bom!
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!