E chegamos ao primeiro dia do mês e ao dia da Confraria Brasileira dos Enoblogs. A escolha para o vinho do mês de Junho coube ao Confrade Leonardo Araújo, do blog Viva o Vinho!, um dos fundadores da CBE. O tema escolhido foi um vinho branco de sobremesa de até R$100,00.
Não tive dúvida ao escolher o rótulo. Este Saint Felicien veio da Argentina há uns dois anos. Estava guardado a espera de um momento especial e este momento chegou! A linha Saint Felicien é uma das marcas produzidas pela famosa Catena Zapata!
A marca Saint Felicien existe há mais de 40 anos, quando foi lançado o primeiro Cabernet Sauvignon para o mercado argentino. Era o primeiro vinho 100% monovarietal produzido na Argentina, uma tendência que em breve seria seguida por outras vinícolas do país. Atualmente, Saint Felicien é feito no mesmo estilo que antes era reservada aos vinhos de exportação.
O grande sucesso alcançado em mercados exigentes, como Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Holanda inspirou a Catena Zapata a lançar este tipo de vinho internacionalmente.
A linha é bem completa, com 4 tintos (CS, Cabernet / Merlot, Malbec e Syrah), 2 brancos (Chardonnay e SB), um espumantes Nature, um vinho premium (Tributo) e o vinho de sobremesa que estamos, neste momento, degustando!
Uma curiosidade deste vinho da Catena é seu processo de produção. Este vinho é um vinho botritizado. Calma, isto não é um palavrão! Rs.
Os vinhos botritizados são ricos, suculentos, luxuriantes, voluptuosos, doces, viscosos, surpreendentemente refrescantes, longevos e estes são apenas alguns dos predicados que normalmente se utilizam quando se degusta um Sauternes (nem todos são atacados pela Botrytis), um Beerenauslese e Trockenbeerenauslese alemães e austríacos, um Tokaji húngaro e um Sélection de Grains Nobles alsaciano, dentre os maiores. A botritização natural se dá de modo que as uvas maduras nas parreiras se mostram secas, com alto teor de açúcar e complexidade, obtendo vinhos doces com uma untuosidade ímpar e perfeita acidez para contrapor a maciez (álcool e doçura).
Só vinhaços, não? Pois é, isto me deixou curioso com este vinho argentino!
Vamos então ao que achei do vinho do mês da CBE:
Visual: Garrafa muito elegante, com um formato diferenciado que chama a atenção. Ao abrir me deparei com uma rolha de cortiça, personalizada para a bodega. Já apresenta coloração amarela intensa, quase um dourado, linda!
Olfato: Deliciosamente adocicado e lembrando a tipicidade de vinhos produzidos com uvas botritizadas. O aroma de mel salta fortemente no primeiro plano. Depois senti também notas de frutas secas amarelas (damasco) e um toque de flora. O olfato é um convite para o palato!
Paladar: Sedoso, untoso e delicioso! Realmente surpreendente! Preenche absolutamente toda a boca, com tudo no ponto certo. Todos os aromas do exame olfativo se mostram na mesma intensidade também na boca. O vinho surpreende pela excelente acidez que contrapõe ao adocicado, deixando o vinho mais gostoso ainda. Final bastante longo.
O que diz a Catena Zapata sobre seu vinho:
Tasting Notes: Of an intense golden colour with light yellow hues, the nose is complex with white fresh flowers and citrus notes, intermingled with delicate touches of anise seed, honey and vanilla. The mouth feel is long and persistent with subtle syrup and citrus flavours and crisp, balanced acidity.
Varietal: 100 % Sémillon
Vintage: 2006
Vineyard: Agrelo, Luján de Cuyo, 3,100' elevation
Fermentation: Selected yeast. Max. Temp. Ferm. 18º C for 30 days
Aging: 20% 12 months in new French oak, 80% stainless-steel tanks sur lies
Alcohol: 12.0% vol
Acidity / pH: 6.85 / 3.37
Sugar: 80 grs/l
Não existem ainda comentários da Wine Spectator nem da Wine Advocate sobre o vinho.
É minha gente, gostei pacas! Interessante citar que o vinho não possui um teor residual de açúcar tão alto, deixando-o mais agradável ainda. Só cuidado com a harmonização. Alimentos doces demais não vão casar muito bem com este vinho. Tentei com um chocolate ao leite e o chocolate atropelou. Depois tentei com um bolo de gengibre com frutas secas que inventei e foi um sucesso! Bom demais mesmo!
Vamos agora aguardar o tema da CBE para o mês de Julho!
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!