quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Degustação “Qual o melhor vinho Brasileiro?” – O Campeão na opinião de Gianni Tartari

O grande campeão de nossa degustação, com a melhor média de notas, foi o Don Laurindo Tannat 10 Anos. Aqui iremos falar um pouco mais sobre os preferidos de cada um dos degustadores.

Hoje falaremos do vinho preferido pelo Gianni Tartari.

O Gianni já participou de vários concursos e obteve os títulos de bicampeão carioca de Sommeliers (1990 / 1993) e bicampeão brasileiro de Sommeliers (1991 / 1994). Representou o Brasil em três Concursos Mundiais de Sommeliers - VII Concurso Mundial de Sommeliers Rio de Janeiro, Brasil 1992, VIII Concurso Mundial de Sommeliers Tóquio, Japão 1995 e IX Concurso Mundial de Sommeliers Viena, Áustria 1998. É certificado pelo instituto inglês Wine and Spirits Education Trust – WSET – no curso WSET Level 3 Advanced Certificate in Wines and Spirits. É certificado pelo The Court of Masters Sommeliers, The American Chapter. Atuou como chef sommelier da Enoteca Fasano, de 2005 a 2011.

Na opinião do Gianni Tartari, e com nada mais nada menos que 95 pontos, o campeão foi o nordestino Paralelo 8, da Rio Sol. Vale sempre lembrar que a degustação foi as cegas, ou seja, ao pontuar e escrever sobre o vinho nenhum dos degustadores sabia qual era o rótulo.



Vamos então ler o que o Gianni escreveu sobre este vinho:

 
Visual: Cor vermelha rubi, com reflexos muito discretos no tom alaranjado. Um pouco opaco.

Olfato: Nariz de média intensidade, com frutas muito maduras, leve toque de madeira velha, um pouco de “sangue”, média intensidade e média persistência.

Paladar: Bom ataque, um pouco quente em álcool, taninos aparecem assim que o vinho entra na boca. Carnudo, bom corpo, taninos vivos e ásperos, com ótima intensidade e persistência.


Este exemplar do Vale do São Francisco realmente merece ser provado por todos. Na média geral ficou em terceiro lugar e teve as maiores notas individuais do painel.

Você é daqueles que não acredita que o Vale do São Francisco possa produzir bons vinhos? Tenho certeza absoluta que ao beber este vinho você mudará de idéia.

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...