E, pela primeira vez, cá estamos no Enoleigos trazendo informações sobre estas delícias gastronômicas, os azeites! Aos poucos, nesta série, traremos todas as informações sobre o processo produtivo dos Azeites da Herdade do Esporão e da Quinta do Crasto.
O Azeite Esporão é para quem valoriza a vida, se preocupa com a verdadeira qualidade dos alimentos e gosta de saber tudo sobre o que está levando para a mesa de sua casa.
Um produto que preza pela autenticidade e transparência para conquistar a confiança de seus consumidores.
A oliveira é símbolo de paz, abundância, purificação, sabedoria e força. Em seus ramos repousa o fruto, a azeitona, que o engenho do Homem soube transformar num óleo de múltiplas aplicações culinárias, medicinais e até mitológicas. Falamos do azeite, um produto agro-alimentar que se confunde com a própria identidade do nosso povo.
No Alentejo, a oliveira foi introduzida pelos fenícios e cultivada com afinco pelos romanos. Depois tornou-se uma das espécies nobres da região, fonte de sustento das suas gentes e fator de competitividade económica. É nas planícies alentejanas que se encontra quase 50% do olival nacional, o que diz bem do peso regional desta árvore afeiçoada a solos pedregosos e condições climáticas extremas.
Na Herdade do Esporão, a olivicultura é muito mais do que uma atividade agro-alimentar. O cultivo da oliveira, a apanha da azeitona e a produção de azeite são labores que emergem da força da região, que se impõem como um ritual de veneração a um lugar – o Alentejo.
Como estou iniciando neste novo mundo, não vou me atrever a tecer meus comentários e impressões muito detalhados sobre cada azeite. Trarei apenas as fichas técnicas da empresa. Reparem que, assim como vinho, temos tipos de azeitonas distintos, safra, características visuais, olfativas e gustativas! Ah, e quem é que disse que ainda não existem azeites produzidos como antigamente? Prove e verá que existe!
Lagar: Esporão Azeites
Variedades: Galega / Cordovil / Verdeal
Colheita: 2008
Região: Alentejo / Portugal
Certificação: DOP
Visual: Tonalidade verde amarelado
Olfato: Frutado verde, com nuances de maçã.
Paladar: Fresco, ligeiramente amargo, pouco picante, fazendo lembrar fruta verde.
A ficha técnica completa pode ser consultada no site da Qualimpor, importador exclusivo dos Azeites da Herdade do Esporão.
Este delicioso azeite pode ser facilmente comprados em lojas do ramo ou então diretamente pela importadora exclusiva, a Qualimpor. Vocês poderão também seguir a Qualimpor em suas redes sociais conforme abaixo:
Facebook – facebook.com/esporao
Twitter – twitter.com/vinhoesporao
Site – http://www.qualimpor.com.br/
Até semana que vem!
Gustavo Kauffman (GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!