terça-feira, 1 de junho de 2010

Vinho do mês: Espumante Paralelo 8 Brut 2008 - #cbe

A última semana do mês de maio foi muuuuito corrida!!! Estava finalizando um projeto, correndo atrás de outro e, logo depois, o foco foi conseguir providenciar uma casta documentação para poder viajar. Infelizmente não vou a um país muito tradicional no mundo de Baco, mas, é o México é próximo aos USA, ou seja, vou com certa expectativa de provar alguns belos vinhos Californianos. É claro que vou provar também algumas tequilas! Hehe.

O vinho do mês de Junho foi sugerido por nossa confrade Fabiana Andrade, do belíssimo blog Vim, Vinho Venci. Espumantes do nordeste brasileiro. Já, há muito, escutamos a mídia falar que o Brasil vem se destacando pelos belos espumantes que vem produzindo. Vale falar um pouco sobre os vinhos da região nordeste do Brasil.

A região semiárida do Nordeste do Brasil, produz uvas para consumo in natura há mais de quatro décadas, e vinhos há mais de duas décadas. Nesta região, é possível conseguir duas safras por ano, por causa do clima e a disponibilidade de água para a irrigação.

Os espumantes do Nordeste do Brasil são elaborados a partir do método Charmat, no qual ocorre uma única fermentação, em cubas de pressão ou autoclaves, em aço inoxidável. Com este processo, o vinho está pronto rapidamente, entre 40-90 dias, o que garante maior rapidez no processo e do capital de giro aplicado.

Acabei optando pelo Paralelo 8 Brut, já que anteriormente eu já havia provado o Rosé e gostado bastante. Vejam o post. É também feito 100% com uvas Syrah, assim como o Rosé.

O vinho foi degustado 1 dia antes do dia do post, ou seja, ontem! Rs. Estava um pouco frio aqui em São Paulo, mas caiu muito bem. Vamos ao que achei do vinho:

Visual: A garrafa é bem trabalhada e, como falamos no post do Rosé, a rolha tem estilo moderno, 100% de cortiça, trazendo um “8” em cada lado. Na taça fez boa espuma, mostrou tonalidade palha claro, perlage fino e constante. Um belo visual.

Aroma: Super aromático e frutado. Nariz, assim como o visual, também agradou bastante. As frutas que mais se destacam são as amarelas, com presença marcante de melão, pêssego e abacaxi ao fundo. Percebi também notas de maçã. O olfato nos traz a sensação de refrescância. Como podem ver a análise olfativa foi sensacional.

Paladar: Ataque sedoso na boca. As frutas realmente refrescam e trazem um retrogosto que chega a ser um pouco doce. Final longo, super aromático e agradável.

Não consegui abrir o site da ViniBrasil, mas, vou colar aqui o que diz o sommelier da Expand sobre este belo espumante:

Aroma: Notas de flores brancas combinadas com toques vegetais e de frutas tropicais e cítricas.

Paladar: Na boca é equilibrado e cítrico, frutas secas e vegetais. Leve, agradável e fácil de beber. Ótimo frescor e bom perlage.

Este é mais um belíssimo espumante nacional. Achei o Brut superior ao Rosé. Vai levar uma nota 3.5 o que, para o preço do vinho, é sensacional!

(GK)

6 comentários:

  1. Site da ViniBrasil é F... mesmo.

    Agora, putz, você me intrigou. Esse espumante é Syrah vinificada em branco?! Vou tentar conseguir uma garrafa!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gustavo, minha primeira opção de postagem era um Adega do Vale Brut, mas estava estragado, como eu escrevi no blog.

    Dias antes enviei um e-mail para o pessoal da ViniBrasil e eles me responderam enviando a ficha técnica do vinho. Talvez você consiga alguma informação adicional com eles.

    Quanto ao site, bem... deixa pra lá.

    Saúde!

    ResponderExcluir
  3. Gustavo,

    Em primeiro lugar, obrigada pelo elogio ao blog! Sobre o vinho, até agora esta foi a resenha mais elogiosa que li sobre os espumantes produzidos no nordeste. Deu muita vontade de experimentar este Paralelo 8 :) Minha experiência com o Rio Sol Rosé não foi das melhores, então fiquei com a maior inveja boa da sua escolha ehehe

    Boa viagem e aproveite o Mexico!

    Grande abraço,

    Fabiana Andrade
    http://vimvinhovenci.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Fala Alexandre,

    Tô meio atrasado mas finalmente consegui vir por aqui... Sim cara, ele é 100% Syrah e branco. Vale provar!!

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Vinho para Todos,

    Valeu pela dica, vou tentar enviar um email pro pessoal da ViniBrasil.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Oi Fabiana,

    Pois é, eu realmente achei interessante o Paralelo 8. Vc pode encontrá-lo nas lojas ou no site da Expand. Aqui em SP eu tb encontrei nas lojas do Pão de Açúcar aonde, por sinal, estava mais em conta do que na Expand.

    Mesmo trabalhando pacas, estou aproveitando bastante por aqui... O que está difícil é beber vinho! Mas já Tequilas, Margueritas, etc e tal, é facinho facinho! rsrsrs.

    Abs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...