Desde que começamos a postar nossas impressões sobre os vinhos degustados aqui no Enoleigos, não tivemos a oportunidade de voltar a beber o famoso, e carro chefe da Concha y Toro, Casillero del Diablo! Já passaram outros rótulos, inclusive em teoria superiores, como o Trio CS, o Gran Reserva Série Ribeiras, o delicioso vinho de sobremesa Late Harvest e também o Palo Alto Reserva Sauvignon Blanc, uma vinícola que pertence a Concha y Toro, a maior vinícola da América Latina.
Há alguns anos atrás tive a oportunidade de participar de um evento da Concha y Toro nas Cavas do Teatro Municipal de São Paulo. Na época a importação da Concha y Toro não era feita pela própria empresa. Foi um evento super interessante para divulgaro aumento da importação que passou a ser de 7 castas, sendo 5 tintas (Carmenére, Merlot, Cabernet Sauvignon, Shiraz e Pinot Noir) e 2 brancas (Chardonnay e Sauvignon Blanc). O local não poderia ter sido melhor e o Casillero entrou de vez para minha vida e para o rol de boas lembranças!
A linha Casillero aumentou e hoje no Chile, além das castas citadas, a linha Reserva possui também as brancas Riesling, Pinot Grigio, Viognier e Gewürztraminer, o rose Shiraz e a tinta Malbec. Além da linha Reserva existe também a linha Reserva Privada (CS / Shiraz e Sauvignon Blanc) e um espumante. Aos poucos vamos comentar toda a linha!
Como diz a Concha y Toro:
Una Colección de vinos Premium confeccionada a partir de uvas seleccionadas de fértiles valles de Chile. Cada creación manifiesta la esencia y tipicidad de su cepa, en una mezcla de aromas, sabores y estilo finamente trabajados. Una magnífica variedad que consolida a Casillero del Diablo como la marca chilena con mayor range de vinos Premium.
Abri esta garrafa na véspera de um feriado aqui de São Paulo. Não existe programa melhor do que fazer uma comida bem gostosa e curtir momentos deliciosos ao lado de minha amada e de meus filhos! Vamos ao que achei deste campeão de vendas:
Visual: A garrafa, bem como tudo que envolve a marca Casillero del Diablo, é bonita, chamativa e super trabalhada pela equipe de Marketing da Concha y Toro. Rolha de cortiça e personalizada para a marca Casillero! As gotas na taça são bem lentas e por toda a taça e a coloração é púrpura escuro bem brilhante.
Olfato: Bouquet intenso e muito aromático. Além das frutas vermelhas, em especial framboesa, os aromas de café se destacam bastante. Percebi também toques de especiarias ao fundo. Agradou e muito!
Paladar: Um vinho sem segredos, direto, gostoso com intensidade média na boca. É também sedoso e de taninos bem suaves. Na boca as frutas se mostram mais fortes e o café aparece no retrogosto junto com a madeira. Acidez presente e em equilíbrio. O final se mostrou longo e persistente.
O que diz a vinícola:
Guarda: 100 % guardado en pequeñas barricas de roble americano durante 8 meses
Color: Bello color rojo profundo -casi negro- muy atractivo
Aroma: Fruta elegante y fresca –guindas negras y moras maduras- muy bien integrada con la madera. Notas de especias, cedro, chocolate y un suave tostado
Sabor: En boca es de buen cuerpo, redondo, equilibrado entre la fruta y el tostado de la madera. De taninos suaves y dulces, su exquisita acidez permite el perfecto balance de una intensa diversidad de sabores
Acompaña: Comidas especiadas, carnes y aves de caza grilladas o platos a base de cordero
A safra de 2007 recebeu alguns prêmios e boas pontuações como, por exemplo: 88 pontos pela Wine Enthusiast, 89 pontos do Guia Descorchados 2009 e 86 pontos da Wine Advocate.
É um vinho correto, gostoso e fácil de beber. Para a faixa de preço que se encontra (R$30,00) com certeza é um dos Best buy no mercado brasileiro. Este vinho foi comprado em promoção por R$23,80, um preço excelente!!
Recomendo e dou uma nota 3.5.
(GK)
Oi Gustavo!
ResponderExcluirEngraçado, falam tão bem do Cabernet Sauvignon da Casillero, mas eu sou muito mais esse Syrah. Pra mim é o melhor tinto desta linha!
Ah, e quando puder dá uma passada lá no notas etílicas. Os dois últimos posts foram os Casillero Chardonnay e Sauvignon Blanc.
Por sinal, hoje em dia já trazem para o Brasil o Gewurztraminer. Dá pra achar em alguns lugares, e é até interessante!
Um abraço!