Amigos(as).,
E cá estamos com mais uma novidade no ENOLEIGOS!
Este é um ponto que sempre me deu certa dificuldade em pesquisar... É claro que existem inúmeras informações na Internet, das mais diversas formas, etc e tal. De qualquer forma, eu não consegui encontrar um site que disponibilizasse, em português, um conjunto de informações mais completo sobre as nossas verdadeiras vedetes do mundo do vinho: As Uvas!!!
A idéia é comentar semanalmente sobre uma cepa, intercalando duas tintas e uma branca, já que as tintas acabam sendo em maior número. Vamos antecipar por aqui nossa programação para as 30 primeiras uvas das quais iremos falar, vamos lá:
- Tempranillo (T);
- Carmenére (T);
- Riesling (B);
- Cabernet Sauvignon (T);
- Touriga Nacional (T);
- Chardonnay (B);
- Petit Verdot (T);
- Pinotage (T);
- Sauvignon Blanc (B);
- Malbec (T);
- Grenache (T);
- Viognier (B);
- Gamay (T);
- Cabernet Franc (T);
- Gewürztraminer (B);
- Merlot (T);
- Pinot Noir (T);
- Sémillon (B);
- Carignan (T);
- Syrah (T);
- Chenin Blanc (B);
- Nebbiolo (T);
- Sangiovese (T);
- Muscat (B);
- Zinfandel (T);
- Pinot Meunier (T);
- Torrontés (B);
- Dolcetto (T);
- Barbera (T);
- Ugni Blanc (B).
Os posts, dentro do possível, serão os mais completos possíveis. Nosso objetivo é falar do histórico da Uva, regiões aonde ela é plantada, curiosidades, características, etc e tal!
Sabemos que existe um número muito maior de Cepas. Fizemos apenas uma seleção inicial, que já nos darão 30 semanas de publicações.
Os posts serão publicados aos sábados, tendo início no primeiro sábado de Agosto/2010, ou seja, dia 07/08/2010.
Se alguém quiser sugerir alguma Vitis Vinifera que não tenha entrado nas 30 primeiras, será um prazer para nós comentarmos sobre ela no futuro!
Não sabe o que é uma Vitis Vinifera? Hora de saber!!!
A espécie vegetal Vitis vinifera L., denominada videira ou parreira, cultivada há milênios, produz um fruto de grande valor alimentício e cultural para a espécie humana: a uva, amplamente consumida, in natura ou na forma de sucos e doces. A fermentação do suco de uva produz um líquido alcoólico, o vinho, conhecido desde a Antiguidade.
Esperamos que gostem da série!!!
In Vino Veritas!
(GK)
Oi Gustavo!
ResponderExcluirQueria uma ajuda sua, rapaz.
Estou querendo dar uma "limpada" visual nos meus menus do notas etílicas. Como você conseguiu colocar os teus menus em forma de lista suspensa ao invés de lista simples?
Um abraço!