terça-feira, 24 de agosto de 2010

Casa Venturini Tannat Reserva 2008

Conforme anunciamos na semana passada no post sobre os vinhos premiados da Casa Venturni, cá estamos para falar sobre o Tannat Reserva 2008, um vinho que está chegando ao mercado neste momento. O vinho foi apresentado pela primeira vez na Expovinis 2010, mas, começou a ser vendido recentemente.

A união das famílias Góes & Venturini se deu em meados de março de 1989, com a aquisição de uma vinícola já existente de propriedade dos Vinhos de São Roque S.A., localizada no município de Flores da Cunha (RS). No início, a vinícola havia uma estrutura e equipamentos muito precários, mas com o passar dos anos, muita dedicação e trabalho foi cuidadosamente reconstruída mantendo sua originalidade e acomodando toda a tecnologia necessária.

Os modernos equipamentos, os tanques de inox, ferro, madeira de grápia e barricas de carvalho estão acomodados para a elaboração de bons vinhos e espumantes, os quais levam as marcas Quinta Jubair, Espumantes Vívere e o lançamento dos vinhos Reserva Casa Venturini, que temos a honra de comentar no Enoleigos!

Ainda não é uma linha de vinhos fácil de ser encontrada aqui por São Paulo o que, infelizmente, acaba sendo um problema comum também a outros vinhos Brasileiros.

Vamos então ao que achei deste Tannat genuinamente brasileiro:

Visual: Garrafa com rótulo bem interessante. O cavalo, muito bem pintado por sinal, traz a lembrança de algo mais forte e místico. Uma interessante metáfora visual para a Uva Tannat que, de forma macro, é uma uva mais rústica, com taninos firmes. Quando colocamos na taça mostrou uma coloração púrpura bem escuro, com bastante reflexo violáceo. As lágrimas são finas, lentas e deixam a taça um pouco colorida.

Olfato: Decantei o vinho por aproximadamente 40 minutos. Um vinho que traz, assim como no visual, a sensação de força. Frutado, com frutas vermelhas BEM maduras. O álcool está um pouco acima, acho que poderia ficar um pouco mais no decanter. Percebi também notas de figo e, claro, a madeira aonde o vinho repousou por 18 meses, tudo muito integrado. A madeira aqui é mais pro tostado.

Paladar: Muito encorpado e marca presença. Os taninos são firmes e a acidez também, o que permite que o vinho evolua perfeitamente na garrafa. O ataque inicial na boca é intenso, trazendo frutas, especiarias e uma pequena ponta de amargor. O amargor não chega a incomodar e pode ser facilmente resolvido ao harmonizarmos com uma bela comida.

O que diz a vinícola:

ORIGEM: VINÍCOLA GÓES & VENTURINI - FLORES DA CUNHA – SERRA GAUCHA/RS

CATEGORIA: VINHO TINTO FINO SECO

VARIEDADE: TANNAT, CULTIVADA NA REGIÃO DA CAMPANHA GAUCHA – SANTANA DO LIVRAMENTO - RS

TEOR ALCOÓLICO: 13,8 % VOL.

ASPECTO: BRILHANTE E DE COLORAÇÃO INTENSA.

COR: TONALIDADE RUBI E INTENSA

AROMAS: FRUTAS VERMELHAS MADURAS, NOTAS DE AMEIXA, TABACO, BAUNILHA E ESPECIARIAS.

MATURAÇÃO: 18 MESES EM BARRICAS DE CARVALHO FRANCES

HARMONIZAÇÃO: ACOMPANHA GRELHADOS, CARNES EXOTICAS, QUEIJOS FORTES E MOLHOS CONDIMENTADOS.

TEMPERATURA DE SERVIÇOS: 15º A 18ºC



O que fiz a Wine Advocate de Robert Parker:

Até o dia de hoje não existe uma avaliação deste vinho por eles.

Em linhas gerais foi uma belíssima surpresa. É muito bom ver as vinícolas brasileiras crescendo e produzindo vinhos de qualidade. Aqui nós daremos uma nota 3.5!

Infelizmente não consegui saber o preço do vinho. Assim que descobrirmos atualizo o post com o mesmo.

Ah, gostaria muito de poder beber este vinho lá por 2013 ou 2014!

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)


4 comentários:

  1. Gustavo,

    Me desculpe a intromissão mas se bem me lembro paguei algo por volta de 28~30 reais na loja da Vinícola Goes em São Roque da onde sou frequentador assíduo. Tente provar a linha Casa Venturini Reserva Cabernet Sauvignon e o Chardonnay Casa Venturini tb, são boas pedidas!
    Cara, por incrível que parece eu acho que cruzei contigo e troquei algumas palavras no Encontro de Vinhos, mais especificamente no estande da Lídia Carraro. Bom, vou ficando por aqui.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Victor,

    Desculpe a demora, este final de mês sempre é complicado pacas! rs.

    Obrigado pela informação do preço cara. Com certeza vou procurar provar o CS e o Chardonnay!

    Uma pena não termos tido a oportunidade de papear um pouco.

    Forte Abraço!
    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Olá Irina,

    Muito obrigado por sua informação!

    Um Forte Abraço,
    Gustavo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...