Esta é uma novidade e tanto por aqui! Sou um gourmet convicto, sempre que posso coloco algumas de minhas receitas por aqui, e o Azeite também sempre esteve dentro de minhas grandes paixões.
Imagino que todos tenham crescido ouvindo que os melhores azeites do mundo são os Portugueses. Impossível deixar de citar o famoso Galo que, para nós Brasileiros, é quase que um sinônimo para o azeite português.
As oliveiras vem sendo cultivadas na região onde hoje é Portugal por um período maior do que a existência de Portugal. Embora se considere que a existência de olivais é anterior aos Romanos certamente que nessa altura azeite era produzido na região onde hoje é Portugal. Atualmente assiste-se em Portugal a um assinalável dinamismo no estabelecimento de novas plantações e na melhoria das técnicas produtivas. A maior parte da produção de azeitona é usada para a produção de azeite apenas cerca de 5% do total é usado para azeitona de mesa.
Viajando de Sul para Norte de Portugal encontrará diferentes azeitonas e azeites. Estes provêem não só de variedades de azeitona tradicionais, mas também de variedades introduzidas. Existem cerca de 139 variedades de azeitona distribuídas por cerca de 23 países. Considera-se que existem cerca de sete variedades de azeitona Portuguesas: carrasquenha, cobrançosa, cordovil-de-castelo-branco, cordovil-de-serpa, maçanilha algarvia, galega vulgar e redondal. Algumas das variedades introduzidas vêem de Espanha, nomeadamente as variedades arbequina, hojiblanca e picual.
Em Portugal o azeite virgem, que é o azeite que é extraído das azeitonas usando processos mecânicos ou físicos que não alteram ou tratam o azeite, são os consumidos em maior extensão, o que revela padrões de exigência elevados por parte dos consumidores. Os melhores azeites Portugueses ombreiam em qualidade com os melhores azeites produzidos nas outras partes do mundo. Portugal exporta cerca de um terço da sua produção de azeite. Brasil é o país que importa a maior quantidade de azeite Português.
E, como maiores importadores desta preciosidade, nada melhor do que falar deles, não é mesmo?
Nossa série trará Quatro azeites da Herdade do Esporão e Um azeite da Quinta do Crasto completando, desta forma, a Invasão Portuguesa ao Enoleigos! A série também será semanal, com posts todas as terças-feiras, e início no dia 15/02! Os azeites que traremos serão:
x Herdade do Esporão DOP Moura;
x Herdade do Esporão Galega Virgem Extra;
x Herdade do Esporão Cordovil Virgem Extra;
x Herdade do Esporão Selecção Virgem Extra;
x Quinta do Crasto Premium.
Todos os azeites podem ser facilmente comprados em lojas do ramo ou então diretamente pela importadora exclusiva, a Qualimpor. Vocês poderão também seguir a Qualimpor em suas redes sociais conforme abaixo:
Facebook – facebook.com/esporao
Twitter – twitter.com/vinhoesporao
Site – http://www.qualimpor.com.br/
Conto com a participação de todos nesta deliciosa série!
Gustavo Kauffman (GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!