A Malbec tornou-se a varietal líder nos 25 destinos de exportação da Argentina em 2010. A Torrontés foi a segunda variedade com maior crescimento relativo, com mais de 660 mil casos emblemáticos deste vinho branco exportados.
Esta notícia vem diretamente de nossos Hermanos argentinos que, temos que confessar, cada vez mais vem se aprimorando na nobre arte da Enologia! Em 2010, as exportações de vinho aumentaram para 864,5 milhões de dólares, um crescimento de 12,5% em relação a 2009, alcançando um novo recorde histórico de exportações em dólares. Esse caminho apontado pelo relatório realizado por Caucasia Wine Thinking para Wines of Argentina, considera o saldo total de exportações em 2010.
Em dezembro, 77,8 milhões de dólares foram exportados, 21,1% a mais que no mesmo mês em 2009. Quanto ao volume, o crescimento mensal foi de 6,7%. Mais uma vez, o vinho engarrafado foi a maior contribuição para o crescimento no último mês de 2010. No entanto, os espumantes também se destacaram, com sinais de recuperação pelo segundo mês consecutivo.
A Malbec representou 40,1% do volume das exportações de vinho engarrafados em 2010 (este percentual foi de 34% em 2009). Exceto nos Países Baixos (Chardonnay) e Paraguai (mistura de vinho tinto), a variedade Malbec foi líder nos 25 principais destinos, com elevados percentuais de participação no total, que na maioria dos casos é superior a 30%. Por exemplo, nos Estados Unidos, 60% do volume foi de Malbec, 48% na Suíça, 47% no México e 37% no Peru.
A Torrontés, que foi a variedade com maior crescimento em termos relativos, após a Malbec, teve um desempenho muito bom na Europa, América Latina (principalmente Brasil e México) e nos mercados do Canadá. Esta variedade aumentou 35% no Reino Unido, onde já é a segunda variedade mais exportada.
Particularmente sou fã confesso da Malbec em terroir argentino! Vinhos fabricados com esta cepa são, e continuarão sendo, presença marcante aqui no Enoleigos.
Parabéns a nossos hermanos pela continuidade e aprimoramento do seu padrão de qualidade!
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!