quinta-feira, 11 de março de 2010

Pascual Toso Malbec Reserve 2007 - Las Barrancas Vineyards

Churrasco informal na casa do meu querido irmão André. Íamos ter uma enormidade de variedades de carne, desde cordeiro até costela bovina, sem esquecer de belas fraldinhas e picanhas. Neste dia abrimos duas garrafas, começando por este excelente Malbec.

Vale um comentário sobre a vinícola Pascual Toso. Eles, há alguns anos, não sei precisar quantos, vem tendo a consultoria de Paul Hobbs, nome renomado no mundo da enologia, e seus vinhos vem evoluindo substancialmente. O Top de linha da vinícola, que leva o nome Magdalena, é um vinho de guarda de primeira estirpe, repleto de prêmios. Temos ele na adega, mas vou esperar que envelheça um pouco mais até abrí-lo.

Vamos então aos detalhes de degustação.

Rolha: Traz detalhes da vinícola. O logotipo, a marca PASCUAL TOSO e o país de origem Argentina que, no quesito carne e vinho, são Pelé e nós nem ainda chegamos perto do Maradona.

Cor: Violeta escuro, quase negro. Dá impressão, pela cor, de ser um vinho bem encorpado. Lágrimas espaças, grossas, constantes e em toda a taça. O violeta é muito bonito principalmente quando observado contra a luz.

Aroma: Frutas vermelhas, baunilha e pimenta ao fundo. A baunilha vem da madeira na qual ele permaneceu por 12 meses e está muito bem harmonizado. O álcool quase não é percebido.

Paladar: Taninos macios, quase doces. Este vinho vai ser apreciado pelas pessoas que não gostam de taninos muito duros. Frutas vermelhas maduras, um leve toque de pimenta, algo que lembra flores, sabe-se lá que flores (estou em processo de aprendizado!! Rs. O rótulo diz ter violeta, pode ser, não lembro do aroma da violeta. O álcool está perfeito, não incomoda em nada, encaixa no todo, equilibrado. Acidez também em harmonia. Um belo Malbec!!

O que diz a vinícola: 

Este vino es madurado en barrica durante 12 meses: 80% barrica de roble americano y 20% de roble francés. Antes de ser embotellado se filtra y luego de 4 meses en estibas sale a la venta.

Rojo profundo con reflejos de juventud, típicos en esta variedad. En nariz es aromático, notas de ciruelas maduras, realzadas con la vainilla y las especias del roble de las barricas luego de 12 meses de maduración. Vino concentrado, ataque Dulce consecuencia de sus taninos suaves y aterciopelados. Buen compañero de carnes, pasta y quesos fermentados como el Roquefort.

Temperatura de consumo: 15 a 17oC.


Este vinho custa em torno de R$45,00 e, na minha opinião, vale cada centavo! Minha nota para ele é 4.

(GK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...