quarta-feira, 7 de abril de 2010

Canepa Reserva Privada Pinot Grigio 2007

A uva Pinot Grigio, ou Pinot Gris, curiosamente é uma uva escura, mas que é utilizada para a produção de vinhos brancos. Como já fiz em outros posts, achei legal colocar uma foto desta uva por aqui. Gris significa cinza em francês. É uma uva bastante aromática e seus vinhos devem ser consumidos jovens, com 2 a 4 anos de guarda no máximo. É da família da Pinot Noir.

Comprei este vinho junto com o Sauvignon Blanc 2008, também reserva e da mesma vinícola, que foi o vinho escolhido pela Confraria dos Enoblogs para o mês de Abril. A compra foi para provar esta uva que, confesso, para mim ainda é uma novidade. Nunca experimentei um vinho feito com a mesma.

Visual: Bela garrafa, seguindo a linha da SB. Peca, na minha opinião, por não ter uma rolha e ser lacrada com um screw cap. Na taça tem cor discreta, um palha pálido com boa transparência.

Aroma: Deliciosamente frutado, trazendo frutas brancas. Senti um início de peras maduras e melão ao final. Álcool muito bem integrado e que passa sem ser percebido.

Paladar: Acidez em perfeito estado. Aromas das frutas brancas enchem a boca proporcionando uma agradável sensação. Vinho jovem, suave, bem estruturado e, principalmente, refrescante. Percebi algumas notas minerais no final que, por sua vez, é aromático e longo. Harmonizei com salmão e camarão. Foi perfeito, uma belíssima combinação.

O que diz a vinícola:


Denominación de Origen: Valle de Curicó, D.O. Molina.


Tiempo de Guarda: 9 Meses en tanques de Acero Inoxidable.


Nota de cata: Color amarillo pálido. En nariz recuerda a peras maduras y jugosas. En boca es fresco y balanceado, de grato final.


Maridaje: Aperitivo, ensalada César, calamares a la romana, Temperatura a servir 10 a 12º.
 
Um vinho muito gostoso, que me agradou e me fez ter a certeza de que voltarei a provar esta uva neste e em outros rótulos!
 
(GK)

Um comentário:

  1. Opa!

    Pinot Grigio, taí uma uva da qual eu gostaria de ver mais vinhos!

    Deixo aqui uma dica, se achar, compre o argentino Graffigna Centenário Pinot Grigio. Aqui em SSA é baratinho até, uns 25 reais. E tem esse mesmo perfil de vinho leve e fresco que você gostou neste!

    Um abraço!
    Alexandre
    http://etilicasnotas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...