sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Blitz incentiva consumo de espumante em Porto Alegre



Ação promocional por bares e restaurantes da capital gaúcha realiza degustação de espumantes brasileiros e ainda convida para a 7ª Feira de Espumantes, Vinhos e Sucos de Uva, que ocorrerá de 15 a 19 de dezembro, na Usina do Gasômetro.

Uma “viatura borbulhante” está percorrendo os principais pontos de encontro de Porto Alegre para incentivar o consumo de espumantes brasileiros neste final de ano. A ação insólita do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que começou nesta quarta-feira (8) e segue até domingo (12), consiste em percorrer bares e restaurantes da capital gaúcha com quatro promotores oferecendo espumantes para degustação. Uma van identificada com a campanha “Abra sua cabeça, abra um Vinho do Brasil” – portando uma rolha de espumante gigante em cima – acompanha as blitze nos bairros Moinhos de Vento, Cidade Baixa e na Zona Sul, dando visibilidade para a ação promocional.

Juntamente com a degustação, as promotoras entregam material de divulgação da 7ª Feira de Espumantes, Vinhos e Sucos de Uva, que ocorrerá de 15 a 19 de dezembro, na Usina do Gasômetro. Ao todo, 26 vinícolas participarão da feira, realizada pela Phoenix Eventos, com descontos especiais para as festas de final de ano.

O gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, lembra que esta iniciativa faz parte da campanha de espumantes do final do ano criada pela agência Escala para o Ibravin. Com o tema “Abra-se para novas experiências”, a ideia é incentivar as pessoas a apreciarem os premiados espumantes brasileiros em diversas situações de consumo, não apenas nos tradicionais brindes de festas comemorativas. “Isso já vem ocorrendo, com as pessoas incorporando o hábito de tomar espumantes nas mais variadas ocasiões. O que queremos é incentivar cada vez mais esta postura”, comenta.

Mercado aquecido

Bertolini destaca que, este ano, a venda de espumantes baterá um recorde histórico no Brasil. O volume comercializado deve se aproximar ou até superar a marca de 13 milhões de litros, muito acima dos 11,2 milhões de litros colocados em 2009 e que somavam, até agora, o maior volume já vendido no país. De janeiro a outubro deste ano, foram espalhados 7,9 milhões de litros de espumantes nas taças dos brasileiros, um acréscimo de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. “O último semestre é responsável por 60% do volume de vendas de espumantes no ano”, informa. Em anos anteriores, este percentual superava os 80%.

Conforme levantamento feito pelo Ibravin, o mercado de espumantes está em crescimento contínuo desde 2002. O aumento alcança uma taxa de 12,5% ao ano. Isto se deve aos novos hábitos de consumo para o espumante, seja o brut, o demi-sec ou o moscatel. “Há alguns anos, o espumante era usado somente em aniversários, casamentos, Natal e Ano Novo”, lembra Bertolini. Hoje o consumo vai do aperitivo até a sobremesa, passando muitas vezes pelo acompanhamento de toda a refeição”, destaca Fante. As borbulhas estão presentes na happy hour, em eventos, solenidades, ou seja, os espumantes se transformaram em uma bebida do dia a dia, bastante democrática e universal.

A campanha, criada pela agência Escala, com imagens produzidas à beira do lago Guaíba, cartão-postal de Porto Alegre, tem peças veiculadas nos principais veículos do Rio Grande do Sul e em revistas especializadas com circulação nacional.

Fonte: OAJ Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...