sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Indomita Costa Vera Cabernet Sauvignon 2008

A grande surpresa neste vinho é o preço! Comprei no RJ, Supermercados Mundial, por R$10,00!!! A importação é direta deles.

O rótulo era interessante, estava em frente a um vinho Chileno e conhecia também, pelo menos de nome, a vinha Indomita. Comprei então uma garrafa do Carmenére e outra do CS que neste momento estou provando e escrevendo o futuro post do Enoleigos!

Abri o vinho em um dia de semana para ver se o danado valia ser bebido.

Vamos então ao que achei desta garrafa:

Visual: A garrafa, como comentei, é bem trabalhada, mas, vale a regra de ter cuidado com bons rótulos. Ao tirar a cápsula a primeira boa surpresa. A rolha era de compensado de cortiça e não de material artificial. Areei um pouco o vinho no decanter e gostei do visual. Mostrou cor rubi escuro com reflexos violáceos nas bordas. Uma coloração muito bonita! Gotas finas e rápidas.

Olfato: Frutado de intensidade média. Continuei me surpreendendo, claro que se levarmos em consideração o preço do vinho. Frutas vermelhas e, mais uma surpresa! Apesar de em uma intensidade menor, traz também café e chocolate.

Paladar: Simples, direto, mas gostoso. Estrutura média, mas se mantém fiel ao exame olfativo. Taninos presentes e delicados. Retrogosto um pouco amargo, final de curto para médio.

O que diz a Vinícola:

Infelizmente não consegui encontrar as notas técnicas deste vinho. Abaixo transcrevo o que estava escrito na garrafa:

Indomita looks more Roman temple than winery . Sourcing fruit from both the Casablanca and Maipo regions, they have the benefit of having the best climate for both whites and reds and produce superb, expressive wines that are both beautiful and stunning value for money.

Dense ruby colour, offering lifted aromas of chocolate, plum and cassis. Full and lush on the palate, with soft tannins and notes of blackcurrant, damson and coffee, with good acidity. Serve with red meats and cheeses

O que diz a Wine Advocate de Robert Parker:

Até a data deste post este vinho não havia sido degustado.

Em linhas gerais foi uma surpresa atrás da outra por causa do preço que paguei. Compro e bebo novamente com absoluta certeza. Não possui complexidade, é simples, mas agrada e vou dar um 3.5, revelando mais um belo custo benefício!

In Vino Veritas!

(GK)

6 comentários:

  1. Já tomei esse vinho, realmente um excelente custo benefício, também já provei um chamado Chiloé, da vinicola Indomita, na mesma faixa de preço do Costa Vera.boas opçoes chilenas.parabens pelo site,muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Rafael,

    Obrigado pela visita no Enoleigos!!

    Vou procurar também o vinho indicado por você.

    Volte sempre!

    Abraços,
    Gustavo
    http://www.enoleigos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Os amigos tem toda razão.É um exelente custo beneficio principalmente para mim que tenho um consumo de 1 garrafa por dia(aos poucos , começando no almoço com 1 ou 2 calices e complementando no jantar e vendo TV,com petiscos).Se deixar para o dia seguinte já não é o mesmo.Sempre abro a garrafa e deixo frutar por 15 min.Não coloco vinho em geladeira porque só bebo tinto seco.As viniculas deveriam vender garrafas de 500ml,assim eu beberia menos.Abraços Cruz,coroa sessentão

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de agradecer ao Sr Silverio responsavel pela sessão de vinhos da loja do Recreio,que é pessoa muito simpatica e solicita,sempre presente na seção.Um grande abraço para o senhor.
    Cruz
    oliveiracruz@oi.com.br

    ResponderExcluir
  5. Cruz,

    Obrigado por sua visita ao Enoleigos! Se me permite vou lhe fazer uma sugestão que acho válida, principalmente para o clima quente do Rio de Janeiro.

    Muitos de nós já ouvimos falar que vinho tinto deve ser bebido a temperatura ambiente. Isto pode até ser uma verdade, mas para a Europa, onde a temperatura é muito mais amena do que, por exemplo, no Rio de Janeiro.

    Uma explicação mais técnica: Quanto mais gelado o vinho, mais são realçados a acidez, o amargor e os taninos. Quanto mais quente, mais o álcool se volatiliza e fica aparente. Sabemos que o equilíbrio de um vinho se dá entre a dureza (acidez, amargor e taninos) e a maciez (álcool e açúcar). Assim, se o vinho estiver abaixo da temperatura ideal de consumo ficará muito duro; se estiver acima, ficará alcoólico.

    Não tenha receio de colocar um vinho tinto num balde de gelo por algum tempo para refrescá-lo e levá-lo à temperatura adequada. Consumir um vinho a 25º é um desperdício desnecessário.

    Abaixo as temperaturas consideradas ideais para os vinhos tintos:

    x Tintos Leves: 14 a 16oC
    x Tintos Médios 16 a 17oC
    x Tintos Encorpados 16 a 20oC

    Um abraço, bons vinhos e volte sempre!

    Gustavo
    http://www.enoleigos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Estou tomando este vinho hoje, 19 de Junho de 2012. A garrafa ainda estava bem vedada e a rolha em perfeito estado. Temperatura de 21graus. A cor continua rubi violáceo, indicando uma baixa oxidação. Logo que servido na taça, liberou o perfume de frutas vermelhas com toques de chocolate e madeira. Na boca o retro gosto leve mas amargo, de baixa duração. Após 15 min de descanso na taça, as notas de chocolate e ameixa se tornaram mais presentes, se mesclando ao sabor de madeira, certamente devido ao período em que passou em barricas de carvalho americano. Baixa acidez. Realmente surpreende para um vinho que eu paguei algo em torno de 18 reais.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...