domingo, 20 de março de 2011

VINHOS COM DEPÓSITO. Não é defeito, é efeito...



Os consumidores modernos desabituaram-se de tal forma de conviver com a presença de sedimentos no vinho que hoje os encaram como defeito manifesto, como motivo válido e suficiente para exigir a troca ou devolução da garrafa. E no entanto, o depósito por si só é inofensivo, inócuo e inocente, sinal empírico de um vinho que não foi excessivamente manipulado.

Não são nem perigosos, nem consequência de más práticas enológicas, apenas um efeito natural do procedimento de vinificação. Apesar da presença de depósitos na garrafa ser matéria pacífica, a realidade encarrega-se de confirmar que o comércio e o retalho estão cansados de consentir a devolução de garrafas em virtude de um problema que não ultrapassa a fronteira da estética. Sendo o mercado rei e senhor das grandes orientações enológicas, a larguíssima maioria dos produtores dedica uma quantidade apreciável de esforço e recursos para apresentar vinhos claros, sem a presença de qualquer vestígio de sedimentos que perturbem a vista.

Como tal, a quase totalidade dos vinhos comercializados é tratada de forma a não apresentar sedimentos de qualquer espécie, verdade ainda mais perceptível no caso dos vinhos de rotação elevada e consumo rápido. Para garantir que os sedimentos são removidos, recorre-se a processos de clarificação, estabilização e filtração. Não acredite que o depósito é um processo exclusivo dos vinhos tintos. Os vinhos brancos são igualmente sujeitos ao processo de sedimentação, podendo apresentar pequenos cristais de aspecto muito semelhante ao açúcar cristalizado.

Da próxima vez que se confrontar com um vinho que apresente sinais de depósito não se intimide. Trata-se de um fenômeno natural que poderá mesmo indiciar práticas menos interventivas por parte do produtor.

O artigo acima foi extraído da revista portuguesa Blue Wine.

2 comentários:

  1. Muito bom este artigo, dias atrás me deparei com um vinho que tinha sedimentos, fiquei feliz por saber que aquele vinho tinha pouca filtração o que muitas vezes leva não apenas sedimentos como também muitos outros elementos positivos dos vinhos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ricardo,

    Obrigado pela visita e pelo comentário!

    Forte Abraço,
    Gustavo Kauffman

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...