terça-feira, 15 de junho de 2010

Vinho da Copa: Fleur du Cap Cabernet Sauvignon 2008 #cbe

Copa do mundo da África, primeiro jogo do Brasil na Copa de 2010 e, como não podia deixar de ser, nada melhor do que comentarmos um vinho Sul Africano!!! Especialmente neste mês de Junho a Confraria dos Enoblogs optou por comentar dois vinhos. O primeiro foi o Espumante do Nordeste Brasileiro, no qual o Enoleigos optou pelo Paralelo 8 Brut. O segundo, por ser um mês de Copa do Mundo, acabou sendo um vinho Sul Africano. A idéia brotou do nosso confrade Cristiano Orlandi do blog Vivendo Vinhos.


Eu ia comentar o “Vinho da Copa”, mas no Rosé. Acabei optanto por outro rótulo, o Fleur du Cap, em Cabernet Sauvignon, Safra 2008. O vinho foi escolhido totalmente ao acaso, em uma visita ao Pão de Açúcar. Olhei o vinho, achei o visual interessante, o preço também e acabei comprando. No dia em que abri o vinho estava com as malas prontas para viajar ao México. Abri o vinho para relaxar um pouco e, é claro, conhecer o vinho para o post da Copa!


Vamos então ao que eu achei deste vinho!


Visual: Garrafa muito bacana. Rolha em cortiça. Cor violeta translúcido, não tão encorpada como outros CS. Gotas lentas e por toda a taça.


Olfato: Vinho MUITO aromático. Frutas vermelhas, em especial framboesa, um toque de pimenta mas não a pimenta seca, algo como tabasco, e um final que trouxe nozes. Senti também um toque herbáceo no final. Surpreendente e diferente dos tradicionais CS chilenos aos quais estou acostumado.


Paladar: Corpo médio. Taninos quase inexistentes de tão suaves. Sedoso, realmente trazendo um toque de seda ao palado. Vinho gostoso de beber. Na boca senti mais a framboesa e no final a pimenta. Acidez baixa. Um vinho que combinaria com carnes vermelhas mas sem um preparo muito forte.


Como é de praxe no Enoleigos, fui procurar o que a vinícola diz deste vinho. Não consegui encontrar comentários sobre vinhos tintos, somente os brancos. O vinho que provamos é da linha "Bergkelder Selection". Procurei então o que alguns sites especializados dizem sobre este belo vinho. Vamos lá:


Degustação: Vinho robusto, cor rubi escura com fascinantes aromas de cassis e aromas delicados de café e chocolate negro, suportados por aromas graxosos típicos da Cabernet. Palato concentrado, cheio e redondo com sabor de cereja seguido por um toque de especiarias amadeiradas.


Harmonização: Este vinho complexo é o complemento ideal para carne de boi e cordeiro assado, mas vai igualmente bem com pratos robustos e queijos de sabor forte.


Produção: As uvas foram selecionadas de um único vinhedo com orientação sul-sudoeste na região de Bottelary Hills com 10 anos de vida. O sistema de 5 fios foi usado em espaldeira. As vinhas são cultivadas em condições secas. A produção foi de 4ton/ha. As uvas foram colhidas manualmente a 24 Balling no final de março. Na adega, o suco foi fermentado nas cascas a 28o C por 8 dias. O vinho sofreu fermentação malolática em barris novos de carvalho francês e maturou por 16 meses a 15°C. Sofreu a trasfega duas vêzes e a clarificação foi feita na segunda transferência. O vinho não sofreu filtragem nem estabilização.


Foi um vinho que gostei bastante, em torno de R$30,00, que se mostrou mais uma boa opção para o dia a dia, sem contar que é diferente dos vinhos sul americanos, bem legal!!! 


Recomendo e vai levar um 3,5!


(GK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...