quarta-feira, 16 de junho de 2010

Miguel Torres Santa Digna Carmenere Reserva 2008

Comprei este vinho no free shop de Santiago quando lá estive com minha esposa. Nunca tinha ouvido nem falar na Miguel Torres como, confesso, ainda não sei nada desta vinícola. Isto é uma das coisas muito legais de escrever sobre vinho. Acabamos nos forçando a pesquisar e, é claro, isto aumenta nossa cultura e nos traz muito prazer. Sem contar que no futuro saberemos comprar melhor. Esperamos, de coração, que todas estas informações sejam úteis para todos vocês que nos lêem. O preço pago no duty free foi em torno de USD12,00. Pesquisei e aqui no Brasil este vinho custa aproximadamente R$65,00.

Foi mais um vinho que abri para acompanhar a Libertadores de 2010 e o meu mengão. Infelizmente perdemos para a Universidad Católica, mas seguimos firmes e fortes no Brasileirão!

A Miguel Torres é uma vinícola centenária com origem na Espanha. Além da Espanha, produzem também vinhos vinhos na Califórnia, em Washington River Valley.

Em 1979, A Miguel Torres, adquiriu uma pequena adega em Curicó, no vale central chileno, sendo a primeira empresa estrangeira para a produção vitícola do Chile situado numa paisagem única, mágica, aos pés dos vulcões dos Andes. Na época o Chile ainda tinha Pinochet no comando do país, colocando medo nas empresas estrangeiras que queriam investir no país. Hoje, após quase trinta anos, os 100 hectares adquiridos em seguida, transformaram-se em 445 hectares de vinhas de propriedade da própria empresa. A primeira propriedade nestas terras foram Maquehua, San Francisco e Norte da Cordilheira. No final da década de 90 compraram também San Luis de Alico e Empedrado. As condições climáticas excelentes para o cultivo de vinhas, com grandes diferenças de temperatura entre dia e noite e as terras livres da praga da filoxera, têm contribuído para o fato de que os vinhos estão sendo feitos em terras de onde se pode ver a grandeza dos Andes, coroada pela neve e uma beleza nobre.

Visual: Garrafa estilosa. Simples mas cheia de estilo. Rolha de cortiça e muito bonita. Traz o nome da vinícola e é toda trabalhada. Na taça traz uma cor meio violeta meio cereja belíssima. Gosto muito de admirar a cor quase fosforescente que fica na borda. Chora muito pouco e traz gotas lentas na taça.

Aroma: Uma mistura de frutas vermelhas com algo de vegetal. O aroma de vegetal é interessante, me lembrou um pouco de pinho ou de eucalipto, não consegui ter certeza. No final traz um pouco de baunilha. Bem interessante e bem diferente de outros Carmenéres que já tomei, mostrando toda a diversidade desta uva.

Paladar: Preenche bem a boca, se mostrando um vinho bem aromático. Taninos presentes e praticamente doces. Um vinho elegante, sem ser tão potente. Agradou muito ao palato. Traz também algo de tostado. Retrogosto discreto, trazendo algo um pouco amargo mas não consegui identificar o que seria. Final longo e muito agradável.

O que diz a Miguel Torres sobre este vinho:

Se dio el nombre de Santa Digna a las cruces de término de una tierra. Dichas cruces servían para delimitar los territorios y simbolizaban fortuna y protección para aquellos que partían hacia otros lugares.

Nuestro primer vino de la variedad Carmenère, realzado por un pequeño porcentaje de Cabernet Sauvignon que le otorga estructura y lo hará más longevo.

Nota de Cata: Vino bello de color cereza y de finos aromas (mora, cassis), con notas balsámicas (eucalipto) que culminan en un delicioso atisbo de mandarina. El paladar es elegante, con taninos dulces y frutales que entregan matices de cuero y especias (regaliz, pimienta negra, clavo).La crianza en roble francés aporta agradables fondos tostados y de vainilla.

Gastronomia: Perfecto con las carnes de ternera y de buey, así como con la cazuela de ave chilena e incluso pescados

Harmonização com Queijo Brie e Filet de Cordeiro. Sim, eu gosto demais de cordeiro! RS. Uma bela escolha pra ver meu mengão golear o que, infelizmente, não aconteceu!

Como última informação, este vinho envelheceu por 12 meses em Carvalho de Nevers (20% madeira virgem).

Um belíssimo vinho que, com certeza, vou repetir a dose. Vai levar um 4!

(GK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...