sexta-feira, 4 de junho de 2010

Trivento Colección Fincas Syrah 2006

Este é outro rótulo que foi enviado no primeiro mês do ClubeW. Já comentei por aqui o Colección Malbec. Como gostei bastante do primeiro rótulo, a expectativa para este Syrah aumentou. Já comentamos também um outro rótulo da Trivento, o Amado Sur que escolhi para ser o vinho do mês de Maio da Confraria dos Enoblogs.

O Trivento Golden Reserve Syrah 2006 foi premiado no Decanter Awards com a medalha de prata. A série coleção, como comentei no outro artigo, foi criada para mostrar as características das 8 Fincas que a Trivento possui em Mendoza. Este Syrah, da série Colección, também foi premiado no concuso Decanter Awards e levou a medalha de bronze. Vou transcrever aqui o que a Trivento comenta desta Série 2:

Colección Fincas, expresión de los mejores terruños de Mendoza. La Serie 2 corresponde a nuestra Fina Los Ponchos en Tupungato. Ubicada en el Valle de Uco, Los Ponchos posee una marcada amplitud térmica, escasas lluvias y dias de pleno sol. Este terruño es ideal para el desarollo de Syrah, permitiendo gran concentración de color y una equilibrada maduración. El resultado es un vino cantivante y armônico con notas especiadas.

Abri esta garrafa no aniversário de 12 anos de minha filha. Não houve uma harmonização, apenas alguns queijos como petisco. Este post está vindo direto da Cidade do México!!

Vamos então as minhas notas de degustação.

Visual: Cor escura, bem concentrado, lindo na taça. Gotas relativamente rápidas e grossas. Garrafa seguindo o mesmo estilo da Malbec, como se fosse uma ficha de colecionador. Rolha em compensado de cortiça, trazendo o nome da bodega, o símbolo da Trivento e seu país de origem. Possui também o número do lote.

Aroma: Álcool um pouco acima do que seria o ideal. Acabei não decantando este vinho, o que recomendo a todos. Uns 40 minutos estão de bom tamanho. Trouxe notas de ameixa com um pouco de café e chocolate, bem interessante. No final tem um toque de baunilha.

Paladar: Surpresa!!! Na boca se mostrou bem melhor que no exame olfativo. O café se pronuncia, vinho bastante encorpado, com taninos bem presentes mas em harmonia com o todo. Se mostrou bem mais encorpado do que o La Celia, também 100% Syrah, que postamos aqui. Apesar de ser bem encorpado, é um vinho muito gosto e fácil de beber. Retrogosto um pouco amargo. Final bem longo e gostoso, trazendo mais uma vez o café, um toque de pimenta e notas sutis de chocolate.

Não sei se por se tratar se uma série especial, mas não consegui encontrar no site da Trivento detalhes técnicos para este vinho. Vou deixar então as notas do Sommelier da Wine:

AROMAS: Aroma a framboesa e caramelo.

COMENTÁRIOS DO SOMMELIER: Vinho elaborado 100% de uva Syrah provenientes das vinhas em Tupungato, Mendoza. O resultado é um vinho tinto brilhante.

TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16-18oC

ENVELHECIMENTO: 6 meses em barricas de carvalho americano e 6 meses em barricas de carvalho francês.

SABOR: Paladar intenso, boa acidez e sabor persistente e condimentado.


Vai levar um 3,5!! Abraços a todos e até o próximo!!

(GK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...