terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Livramento sedia abertura da colheita de uva na Campanha Gaúcha



Projeção indica uma safra de 10 milhões de quilos de uva nas 17 vinícolas da região, cerca de 20% superior à safra de 2011 na área.

Nesta quinta-feira (2 de fevereiro), às 16h, ocorrerá a Abertura Oficial da Colheita da Uva Safra 2012 na Campanha Gaúcha. O evento será realizado nos vinhedos de Luis Pedro Escosteguy, em Santana do Livramento, e contará com a presença do secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, do vice-presidente do Conselho Delibarativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Eduardo Piaia, do coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, do diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, e demais autoridades locais e regionais. 

A expectativa é que as 17 vinícolas em funcionamento na região colham uma safra de 10 milhões de quilos de uva, cerca de 20% superior à safra de 2011 na área. A informação é do presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, Afrânio Moraes Filho. Conforme ele, a produção deve gerar aproximadamente 7 milhões de litros de vinho. 


“Na prática, a colheita começou há seis dias e causou uma grande surpresa. Essa é a melhor safra de uvas colhidas na região desde 2005, e o clima no Estado foi o fator fundamental para isso”, afirma Afrânio. Ele aponta que desde as horas de frio, no inverno, que foram suficientes para o período de dormência da uva, até a maturação da fruta durante a atual estiagem, que contribui para que as uvas apresentem agora um grau de açúcar elevado, foram elementos importantes e favoráveis que contribuíram para que a safra atual pudesse ser qualificada como excepcional. 

O Ibravin projeta uma colheita entre 560 e 600 milhões de quilos de uva no Rio Grande do Sul este ano. A safra passada foi a maior da história, com 707,2 milhões de quilos de uvas. “Tradicionalmente, a Campanha Gaúcha tem safras estáveis. Mas este ano teremos uma matéria-prima de excelente qualidade, que vai gerar vinhos de primeira classe”, observa Paviani.



Fonte: OAJ Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...