sexta-feira, 9 de julho de 2010

Moqueca de Dourado à Bahiana com pirão

Não falei por aqui antes, mas sou neto de uma Bahiana arretada e com muito orgulho! A Bahia é um estado que sempre me fascinou e que continua me fascinando. Uma energia indescritível, um povo feliz e acolhedor, natureza de uma beleza ímpar e com uma diversidade única e, claro, uma culinária arretada, sabores e sensações únicas!

Um dia destes, claro que em um final de semana, me deu uma saudade absurda de comer uma bela moqueca, mas uma autêntica bahiana, como se eu estivesse comendo no Pelourinho! Eu tinha umas postas lindíssimas de dourado no freezer, azeite de dendê na dispensa e saí para comprar alguns ingredientes que estavam faltando. Vocês verão que é um prato facílimo de ser feito e delicioso.

Vale uma ressalva... Como bom Bahiano, quer dizer, neto de Bahiano, eu não tenho dó, muito menos piedade, ao utilizar o azeite de dendê. O alerta para todos é que esta especiaria, apesar de deliciosa, possui um gosto forte e, para aqueles de estômago fraco, pode desencadear um “piriri”!

Durante a confecção do prato abri um espumante, já com post por aqui! O espumante escolhido foi o Brazilian Soul Brut. No início do almoço ainda tomamos um resquício do espumante e então abrimos o Quinta da Aveleda, um vinho verde delicioso que casou com perfeição com nosso prato para minha surpresa!

Chega de falar e vamos então para mais uma receita.

Ingredientes

x 2Kg de Dourado em postas;
x 2 pimentões vermelhos médios;
x 2 pimentões amarelos médios;
x 2 pimentões verdes médios;
x 4 cebolas;
x 2 latas de molho de tomate (eu usei Pomarola);
x 500ml de leite de coco;
x 150ml de azeite de dendê;
x 1 maço de coentro;
x 1 maço de cebolinha;
x Sal a gosto;
x Pimenta a gosto;
x 2 limões;
x 300g de farinha de mandioca torrada.

[ Alguns de Nossos Ingredientes ]
Como fazer

1) Tempere as postas de dourado com sal a gosto e o suco dos 2 limões. Deixe marinar por uma meia hora;

2) Pique uma das cebolas em pedaços pequenos. Use ¼ aproximadamente do azeite de dendê para dourar bem esta cebola picada;

3) Previamente você deverá ter cortado em rodelas as 3 cebolas restantes, e os pimentões. Pique também o coentro e a cebolinha;

4) Após dourar a cebola coloque metade dos ingredientes em rodela (cebola e pimentões) e metade dos picados (coentro e salsa) em uma panela de barro. Coloque então as postas de peixe em cima dos legumes e verduras. Em cima das postas coloque o molho de tomate. Depois cubra as postas de peixe com o restante dos legumes e verduras. Acrescente o leite de coco e o azeite de dendê que sobrou;

[ Nossa Muqueca Montada na Panela ]

5) Cozinhe, na panela de barro, por aproximadamente 20 minutos após começar a ferver;

6) Corrija o sal e tempere com pimenta a gosto. Não gosto de pimenta do reino e os bahianos também não usam. Sugiro que façam sua própria pimenta em casa. Em breve coloco as dicas por aqui.

[ Nosso Prato Cozinhando ]
7) Use um pirex de vidro para colocar as postas de peixe já cozidas, os legumes e apenas parte do caldo;

8) Deixe ferver o caldo em fogo branco. Acrescente, aos poucos, a farinha de mandioca e não pare de mexer. Na lista coloquei 300g, mas, coloquem o suficiente para chegar ao ponto do pirão do seu gosto. Alguns gostam do pirão mais mole e outros do pirão mais consistentes.

E então, não é fácil??

Depois me digam se gostaram!

Bon apetit!

(GK)

5 comentários:

  1. Cara, demais! Segui a risca a receita e foi um sucesso. Minha família adorou, acabamos de saborea-la e ainda sinto o gosto da mistura dos temperos e do peixe. Apesar de ser baiano, nunca tinha feito moqueca.Parabéns!E continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Nau,

    Legal demais receber seu comentário. Vou te confessar que esperava de tudo nesta vida, menos ensinar um Bahiano a fazer moqueca! hahaha.

    Fiquei muito feliz em receber seu comentário.

    Forte Abraço,
    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Excelente receita, vale a pena experimentar!

    Parabéns, vlw...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, acabamos de comer a muqueca e foi só elogios, minha esposa falou que não esperava comer uma moqueca feita por mim, obrigado e Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Allan, que bom que gostou! Em breve postarei novas receitas por aqui. Abs!

      Excluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...