terça-feira, 16 de março de 2010

Santa Helena Vernus Blend 2007

Hoje é o dia do meu aniversário, 03/03/2010. Meu e do grande craque Zico!! Rs. Escolhi um rótulo um pouco melhor para comemorar a data. Não fui tão ousado, mas escolhi um que já haviam me dado excelentes referências e que eu ainda não havia degustado. É uma linha da Santa Helena que está acima do “Gran Reserva” deles (Selección del Directório). No Brasil encontramos o CS e este Blend. No Chile produzem também as uvas Syrah, Malbec e Riesling. O site da Santa Helena é super bem trabalhado e merece uma visita.  Os vinhos da Santa Helena são importados para o Brasil com exclusividade pela Interfood.

O corte tem base na uva Cabernet Sauvignon (65%), trazendo também a belíssima chilena Carmenére (20%), Shiraz (10%) e Petit Verdot (5%). O vinho fica de 12 a 14 meses em barricas de carvalho francês de segundo uso.

Decantou por meia hora antes de ser bebido.

Visual: A garrafa é muito bonita. O vinho é violeta bem escuro, na borda contra a luz faz um tom vinho lindo. Gotas longas e constantes, sem chorar muito. Muito bonito na taça.

Aroma: Frutado puxando para frutas vermelhas com fundo de ameixa e tabaco. O álcool está presente mas em harmonia.

Paladar: No início não mostra todo o seu potencial. Vai, aos poucos, abrindo e trazendo os aromas ao paladar, com final persistente e longo. Quase não se percebe os 14,5GL de álcool. Acidez no início um pouco maior do que devia. Taninos macios e bem encorpados.

Harmonização: Fiz um Queijos e Vinhos. Brie, Camembert, Gruyére e Emental. Caiu como uma luva. O vinho limpou bem a boca e o queijo limpou bem o gosto do vinho. Cabem outras harmonizações como, por exemplo, uma massa, mas os queijos não fizeram feio!

O que diz a vinícola:

Cor: Vermelho rubi profundo.
 
Nariz: Aromas complexos com tabaco. Destacam aromas de especiarias doces, noz mozcada e canela. Também predominan aromas frutais, de frutos típicos de Colchagua como ameixas e cerejas.

Boca: Interessante evolução, com uma grande estrutura. Sabores a frutos secos.

Final: Longo final.

Um vinho mais complexo e também mais caro. Seu preço nos mercados está em torno de R$70,00.

Um belo vinho, que recomendo a todos conhecer e que, curiosamente, foi o primeiro Chileno Tinto a entrar em nosso blog. Primeiro de muuuuitos, tenham certeza. Nota: 3,5.

3 comentários:

  1. É um vinho bem bacana, embora eu tenha achado meio caro pra o que entrega, por R$ 70,00. Mas acho que preciso beber de novo pra formar uma segunda opinião!

    Nesta faixa de preço, se você gostar de monovarietais, experimenta a linha Queulat (Gran Reserva), da Ventisquero! (Recomendo muito o Syrah)

    Um abraço!

    Alexandre Takei
    http://etilicasnotas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Alexandre,

    Muito obrigado pela visita e pelas suas dicas!!

    Volte sempre.

    Forte Abraço,
    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,

    Estou degustando pela segunda vez este vinho.
    Sou novato neste "área" tão interessante e os comentários foram de grande valia.

    abraço,
    Reinaldo Feix

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...