domingo, 18 de julho de 2010

Cornellana Estate Grown Reserve Merlot 2008

Estava eu e minha filhota de 12 anos comprando algumas coisinhas no Pão de Açúcar. Como de costume fui dar uma volta na bela adega que eles tem no Tatuapé e me deparei com este rótulo. Apesar de não conhecer o vinho, achei a garrafa interessante, o vinho é Chileno, estava por R$21,00 e acabei levando o dito cujo.

Semanas depois eu e minha esposa fomos descansar um pouco em Ubatuba e eu acabei levando esta e uma outra garrafa para a praia, visto que na época que fomos a noite sempre faz um friozinho. Este vinho foi aberto para acompanhar uma bela picanha uruguaia que fiz na brasa.

A marca Cornellana é uma das marcas produzidas pela Viña La Rosa e, analisando melhor a garrafa, o vinho é importado pelo próprio Pão de Açúcar (CBD). O curioso é que no site deles não consta absolutamente nada sobre este vinho. Enviei um email solicitando maiores informações, vamos ver se me respondem com as notas técnicas.

A Viña La Rosa foi fundada em 1824 por Francisco Ignacio Ossa e Mercado, nas margens do vale do rio Cachapoal no VI Região del Libertador General Bernardo O'Higgins, tornando-se um dos mais antigos vinhedos no Chile.

Assim que eu conseguir outras informações sobre este vinho vou atualizar este post com as mesmas Outro ponto curioso é que não encontrei também nenhuma informação em sites e nos blogs de meus confrades. Vamos lá então ao que achei deste vinho:

Visual: Garrafa, como falei anterioremente, bacana que me chamou a atenção. Ao abri-la, me deparei com uma rolha de compensado de cortiça sem nenhum dizer! Na taça trouxe coloração violeta não tão escuro, com lindos reflexos, gotas lentas e esparças.

Aroma: Super frutado com realce para frutas vermelhas tenras, prontas para serem comidas. As frutas que mais se destacam são as amoras. Fiquei apreensivo pelo álcool, que estava a 14,5% e eu não tinha um decanter. Mesmo assim o álcool se mostrou praticamente imperceptível. O aroma trouxe também nuances de madeira, mesmo eu não tendo conseguido descobrir quanto tempo o vinho ficou em barricas.

Paladar: Delicado, taninos presentes e bem incorporados. As frutas se suavizam no palato e a madeira se mostra mais presente. Percebi também caramelo. Acidez no ponto certo. Um vinho simples, mas correto e redondo. Na boca o álcool também se mostrou bem suave. Agradou pacas e vai me fazer comprar uma garrafa do Gran Reserva.

Vou falar pra vocês que pelo preço que eu paguei eu me surpreendi e muito. Mais um belo custo benefício pra todos e que vai receber uma nota 3.5!

In Vino Veritas!

(GK)

6 comentários:

  1. Olá Gustavo!

    Interessante a sua nota. Vi este vinho no Extra daqui (da Rede Pão de Açúcar) e fiquei com o pé meio atrás. Agora vou levar uma garrafa pra testar.

    E compartilho de sua decepção em encontrar os dados técnicos adequados nos sites das vinícolas! (Algumas sequer têm sites)

    ResponderExcluir
  2. Fala Alexandre,

    Pois é meu amigo, vou te confessar que me surpreendeu, viu! Pelo preço que custou fez bonito!!

    Abraços e obrigado pela visita!

    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Ola Gustavo.
    Experimentei esse mesmo rotulo porem com a uva CS e safra 2009. Sou iniciante no mundo dos vinhos e criei um caderno de anotacoes (caso queira visitar o link esta abaixo).
    Sou visitante assiduo no enoleigos.
    Parabens e grande abraco.
    Roger
    http://mundovitis.blogspot.com/2010/07/cornellana-cabernet-sauvignon-2009.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Roger,

    Pois é, as vezes uma vinícola consegue fazer um belo vinho com uma Uva mas não mantém a mesma qualidade com outra. De qq forma vou ver se encontro o CS tb para provar.

    Muito bacana saber que você sempre está por aqui.

    Parabéns pelo seu blog! Passarei a visitá-lo!

    Ah, consegui as notas técnicas deste vinho aqui... Vou postar ainda hj.

    Forte Abraço,
    Gustavo

    ResponderExcluir
  5. Hi guys! Comprei algumas garrafas no pão de açúcar que estava em promoção R$ 14,90 ! É um vinho excelente para o dia a dia. abraços,
    Breno

    ResponderExcluir
  6. Olá Breno,

    Realmente este vinho pelo preço que é vendido é um belo vusto x benefício!

    Muito obrigado por sua visita.

    Abs,
    Gustavo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...