quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Zuccardi Q Tempranillo 2005

E chegamos a mais um belíssimo vinho da Família Zuccardi. É curioso como, quanto mais eu chego ao final da Série, mais vai dando um aperto no coração! Tem sido um prazer e tanto escrever mais profundamente sobre algumas vinícolas pois me dá a oportunidade de me aprofundar nos vinhos e na história da mesma!

Logo após este Q Tempranillo, falaremos do Q Chardonnay e, enfim, fecharemos a Série com chave de outro ao falar do Zeta, um vinhaço que, por sinal, é um corte tipicamente argentino de Tempranillo e Malbec. Não consegui ler sobre todos os vinhos da Série Zuccardi? Todos estão disponíveis aqui no Enoleigos! Basta clicar no link.

Esta tradicional Bodega, nascida em 1963, criou a Série Q em 1996 para lançar seus vinhos de maior Qualidade, por isto o nome “Q” para a Série.

Na juventude, os vinhos de Tempranillo exibem aromas frutados simples, de morango, cereja ou framboesa. Nos exemplares envelhecidos notam-se aromas de figo, de geléia de frutas e envolventes traços de alcaçuz e torrefação. Trazida pelos colonizadores espanhóis para a Argentina, durante muito tempo a Tempranillo foi estigmatizada como "uva para vinhos comuns". Nos últimos anos, graças ao trabalho de algumas bodegas, têm sido elaborados tintos de qualidade, capazes de competir com seus equivalentes do Velho Mundo. Vinificados cuidadosamente e com passagem em carvalho americano, bem ao estilo espanhol, esses vinhos têm mostrado muitas qualidades e excelente capacidade de evoluir na garrafa. A Austrália intensificou o seu plantio, onde inicialmente era usada para produzir vinhos fortificados.

Se quiser se aprofundar um pouco mais na história e características da Tempranillo, leia aqui no Enoleigos o post “Série Uvas – A Tinta Tempranillo”.

Vamos então ao que achei deste, já adiantando, vinhaço:

Visual: Garrafa muito bonita. O que mais me chamou a atenção na garrafa é lembrar mais o velho mundo. A rolha também é super elegante, de cortiça e personalizada para a Zuccardi. Ao colocar na taça traz uma cor vinho bonita e encorpada, já perdendo seus reflexos violáceos e começando a mostrar uma pequena ponta atijolada. Gotas gordas, nem rápidas nem lentas e tingindo levemente a taça.

Olfato: Complexo e elegante são as palavras chaves aqui. Ah, e delicioso também! Decantamos por pouco mais de 1h, e o vinho cresceu bastante. Bastante aromático. Nas frutas a que mais me chamou a atenção foi figo e toques sutis de outras frutas negras. Baunilha e chocolate também presentes, chegando a deixar o aroma mais pro adocicado. Presença também de couro, aumentando a complexidade. Uma verdadeira delícia!

Paladar: Comprova sua elegância, se mostrando um vinho encorpado sim, mas sutil. O olfato já foi bom e o palato conseguiu superar! Taninos carnudos, frutas negras bastante presentes. O retrogosto traz baunilha e um delicioso tostado. O final é de uma persistência e tanto! O vinho fica direto no paladar, e de uma forma deliciosa!

O que diz a Família Zuccardi sobre seu Tempranillo:

Origen: Santa Rosa, Provincia de Mendoza.

Cosecha: Manual.

Fermentación: Selección de la uva, descobajado y molienda suave, fermentación con levaduras seleccionadas, con delestage y pigeage periódicos. Prolongada maceración postfermentativa sobre los orujos.

Crianza: Durante 12 meses en barricas de roble americano

Crianza en Botella: Por 12 meses antes de lanzamiento.

Composición Varietal: 100% Tempranillo.

Alcohol: 13.5%

Acidez Total: 5.5 g/l

Azúcar Residual: 2.6 g/l

Notas de Cata: De color Rojo guinda con visos azules o negros. Profundo aroma de frutos maduros rojos y negros, como cerezas negras, moras y membrillos, bien conjugados con notas de madurez como tabaco, cuero, licor de naranjas y chocolate. Entrada sedosa, con buen desarrollo en boca donde se perciben taninos firmes pero amables, buen equilibrio y un persistente final de boca.

O que diz a Wine Advocate, de Robert Parker, sobre este vinho.

Até o momento deste Post não havia uma resenha sobre a Safra de 2005. Achamos interessante trazer as informações da Safra de 2006:

Pontos: 90
Degustador: Jay Miller
Maturidade: Beber entre 2011 e 2018

Review:

The 2006 Tempranillo Q was sourced from an estate vineyard planted in 1974. Purple-colored, it displays an enticing bouquet of mineral, blackberry, pepper, and espresso. Medium- to full-bodied, on the palate it is dense, nicely endowed with spicy, savory fruit, and impeccably balanced. It will evolve for 2-3 years and will offer prime drinking from 2011 to 2018.

Repito aqui o que já falei outra vez sobre um outro vinho da Zuccardi. É um vinho do novo mundo com toda a elegância do velho mundo. Ah, importante citar que é o primeiro Tempranillo argentino que tomo e gostei demais! Recomendo a todos. A nota? Difícil eu dar 5 por aqui, mas este não poderia levar outra nota que não a máxima!

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)

3 comentários:

  1. Amigos da Zuccardi,

    Aproveito para parabenizá-los também pelo belíssimo site!!

    Abraços,
    Gustavo
    http://www.enoleigos.com.br

    ResponderExcluir
  2. O que você acha de harmonizar esse vinho com bacalhau...será que combina...

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...