terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Vale do São Francisco é o único lugar que produz uva até três vezes ao ano


Linda Vista do Vale do São Francisco

As parreiras são divididas em áreas. Em uma, elas estão prontas para a colheita. Na outra, uvas começam a aparecer. Em outra, é a fase de poda. Usando a água do rio na irrigação, é possível controlar o ciclo da parreira.

O plantio de uvas para a fabricação de vinhos no Vale do São Francisco é recente, existe mais ou menos há 25 anos. Os produtores estão cada vez mais preocupados com a qualidade, investindo em novas tecnologias, em novas espécies. O que mais chama a atenção é que, por causa do clima quente e seco, as videiras produzem uva até três vezes por ano. É o único lugar do planeta onde isso acontece. E mais: o pessoal da região consegue ter colheita o ano inteiro. “Entre maio e dezembro, toda semana, toda quinzena, as empresas estão vinificando”, aponta o pesquisador Giuliano Pereira, da Embrapa.

As videiras dependem das estações do ano. É como se primavera, verão, outono e inverno estivessem presentes ao mesmo tempo em um mesmo lugar.

As parreiras são divididas em grandes áreas. Enquanto em uma parte elas estão prontas para a colheita, na outra a fase é de poda. Logo ao lado, as uvas ainda estão começando a aparecer. Esse não é o milagre da multiplicação. É o milagre da irrigação. Controlando a água, é possível controlar todo o ciclo de vida da parreira.

Por isso, esse pedaço do sertão da Bahia e de Pernambuco impressiona até os pesquisadores, como o pesquisador Giuliano Pereira, da Embrapa. “Em 30 anos, um enólogo faz 30 vinhos. Aqui, ele consegue elaborar 30 vinhos em um mesmo ano. É o milagre da caatinga, milagre do São Francisco, graças à temperatura e à água do São Francisco”, afirma.

O vinho nasce da fermentação da uva. A fruta é esmagada, e a grande transformação acontece em barris de aço ou de carvalho. Até ser engarrafada, a bebida passa por um descanso que pode levar meses.

Quem entende do assunto diz que um bom vinho depende muito mais da qualidade que vem do campo do que do processo de fabricação. No Sertão Nordestino, o clima faz com que as uvas fiquem sempre bonitas e saudáveis. Segundo os pesquisadores, esse calorão transforma as uvas tanto brancas quanto tintas em campeãs de substâncias antioxidantes, como, por exemplo, o resveratrol.

A uva syrah é a campeã em resveratrol no Vale do São Francisco. “A gente conseguiu concentrações seis vezes superior aos vinhos obtidos em vinhos de clima temperado com a mesma uva, como, por exemplo, a França e a Espanha”, afirma a pesquisadora Luciana Andrade Lima, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Parece maldade, mas a melhor uva e o melhor vinho vêm da planta mais sofredora. “Ela sofre bastante. Aqui tem um stress hídrico, e a gente consegue controlar isso pela irrigação. Então, no momento em que ela está pronta para colher, corta-se a irrigação, e você tem maior concentração dos compostos”, explica Luciana.

É a resposta da planta à falta d’água e ao sol forte. É assim que, segundo os pesquisadores, todas as espécies do Vale de São Francisco estão apresentando concentrações bem elevadas de polifenóis. “Não só de resveratrol, como de antocianina, quercetina, todos compostos importantes para a saúde”, destaca a pesquisadora.

Pernambuco e Bahia produzem sete milhões de litros de vinho por ano. É uma indústria que emprega oito mil pessoas. Não foi à toa que só em Petrolina, nos últimos dez anos, a população cresceu 35%. “Eu nasci e me criei aqui. Era muito difícil. Não tinha agricultura, não tinha nada. Hoje, aqui, nessa região, só não trabalha quem não quer”, comenta o colhedor de uvas José Cícero Ferreira. “Quem não trabalha nas áreas de uva e de manga, trabalha na área de agricultura irrigada como a cebola, o melão e a melancia”.

Celeiro de frutas tropicais, a região exporta para a Ásia, a Europa e para os Estados Unidos.

Veja a matéria completa no link abaixo: 

http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/12/pesquisador-aconselha-tomar-uma-taca-por-dia-durante-refeicoes.html.

Fonte: Hélter Duarte

Um comentário:

  1. Sugiro estes vinhos que comprei no Supermercado Sonda para o final de ano:

    Los Arcoz Malbec-Merlot

    Cor: Vermelho ruby intenso.
    Nariz: Frutas vermelhas frescas, cedro, baunilha, toque de couro e mel,
    vegetal, pimentão verde. Excelente complexidade.
    Boca: É um vinho carnoso com acidez refrescante,
    persistência longa e final de boca com tostado, fumo,
    condimentos e baunilha.

    El Corazón Syrah 2009

    Cor: Vermelho ruby intenso
    Nariz: Rosas e ameixas vermelhas,cedro, menta, baunilha,
    chocolate ao leite, favo de mel e mel. Enfim, muito complexo.
    Boca: É um vinho carnoso com acidez refrescante,
    persistência longa e final de boca com chocolate amargo
    e tostado

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...