Sempre fui fã da linha Casillero del Diablo, acho que um dos vinhos com maior entrada no mercado brasileiro. Quando ocorreu o lançamento desta nova linha, é claro que fiquei super curioso para experimentá-lo! Aqui no Enoleigos temos já comentado o Casillero del Diablo Shiraz 2008.
Apesar de ser uma história já conhecida por muitas pessoas, com certeza muitos ainda não conhecem. Em 1883, Don Melchor de Concha y Toro, fundador da vinícola, trouxe para o Chile algumas cepas de Bordeaux, na França, e plantou-as no vale do Maipo, obtendo excelentes resultados. Uma parte dos melhores vinhos produzidos, Don Melchor guardou para consumo próprio.
Vasculhando a história, descobrimos uma frase de Don Melchor que começa a desvendar o mistério do nome “Casillero del Diablo”:
"Como uma forma de mantener inalterables sus condiciones de temperatura y humedad, estos vinos fueron guardados al fondo de esta magnífica bodega, en un casillero especialmente destinado para este fin."
Ou seja, o casillero seria a parte mais nobre da adega, uma espécie de armário ou arquivo de barris. Nos primeiros anos de produção, vários barris desapareceram misteriosamente do casillero. Para dar uma explicação ao sumiço, e principalmente para evitar que os camponeses da região continuassem roubando seu precioso vinho reservado, Don Melchor espalhou a lenda de que o diabo morava justamente naquela adega. E não é que essa lenda funcionou? Intimidados e apavorados com a idéia de ficarem de frente com o diabo, os camponeses pararam de roubar os barris de Don Melchor. Bom pra ele que teve seu problema resolvido, e bom pra nós que temos o prazer de saborear essa preciosidade até os dias atuais.
A linha Casillero Del Diablo é a mais conhecida da vinícola Concha y Toro e se tornou uma espécie de ícone de vinhos chilenos no mercado global, vendido em mais de 120 países. É também o vinho do Chile mais consumido no Brasil. A produção desta edição especial, Casillero Del Diablo Reserva Privada 2005, ficou em cerca de 540 mil garrafas.
Elaborado a partir de dois vinhedos distintos, o vinho é um assemblage de 65% Cabernet Sauvignon e 35% Syrah, extraídas, respectivamente, dos Vales do Maipo (localidade de Pirque) e do Rapel (localidade de Peumo).
Pirque, por sinal a terra de origem do Casillero, está posicionada a 650 metros acima do nível do mar, uma região de clima temperado e solo aluvial, pobre em nutrientes, e com baixa retenção de água, garantindo condições ótimas para o cultivo da Cabernet Sauvignon, segundo a fabricante. Já Peumo é uma região que sofre a influência do rio Cachapoal, posicionada a 200 metros acima do nível do mar, e que sofre uma brisa de final de tarde capaz de converter a região notoriamente quente para uma zona fresca. Como o solo é argiloso e os vinhedos estão posicionados em ladeiras (sem retenção de água), as condições do terroir possibilitam um excelente amadurecimento da Syrah, gerando frutos pequenos e de maior concentração.
De acordo com o enólogo Marcelo Papa, da Concha y Toro, a decisão de produzir este exemplar ocorreu em virtude de o ano de 2005 poder ser considerado “excepcional” na vitivinicultura chilena. “Foi a melhor safra em décadas”, assegura. “Isso nos permitiu produzir este vinho com excelente potencial de guarda, sem preocupação para os próximos dez anos (até 2015)”, afirmou o especialista.
Vamos então ao que achamos deste belo vinho:
Visual: O marketing da CyT é realmente sensacional e, muitas vezes, imbatível! Garrafa linda, marcando presença. A cápsula é de metal grosso, daqueles difíceis de serem cortados. Ao tirá-la vemos o ano da safra na rolha, uma bela surpresa. Podem falar o que quiser, é claro que isto não tem relação com a qualidade final do produto, mas uma embalagem bem acabada, e aqui falamos de garrafa, rótulo e rolha, ajuda demais o ritual de beber um bom vinho! A rolha, aqui, é personalizada para a linha Reserva Especial da Casillero. Na taça mostrou cor rubi intensa e bem escura. Gotas gordas e lentas.
Olfato: Muito aromático, dando aquela vontade de beber logo! Frutas negras e café bem presentes. Facilmente perceptíveis também a baunilha e o tostado, originários dos 14 meses em barricas. O álcool, mesmo a 14,5%, quase não é perceptível e está perfeitamente integrado. Bem ao fundo percebi também notas sutis de chocolate. Muito gostoso, abrindo todos os sentidos para a próxima fase da degustação, que vontade de provar!
Paladar: Primeira impressão: “-Que vinho gostoso!”. Complexo, equilibrado, encorpado e com a potência mais sutil, o que é muito bom. Na boca, destaque maior para as frutas negras que, no retrogosto, remetem a frutas em compotas. Taninos firmes e incorpados. Harmonizaria facilmente com carnes de caça ou com molhos. O final é bastante longo e intenso.
O que diz a Concha y Toro:
En su Colección de vinos Súper Premium, Casillero del Diablo capturó en una edición limitada lo mejor de selectos viñedos de Chile.
Su Cabernet Sauvignon - Syrah y Sauvignon Blanc son el resultado de años de trabajo e investigación. El secreto de estas exclusivas creaciones está en su confección: uvas cuidadosamente seleccionadas de zonas específicas que entregan un aporte único.
Casillero del Diablo Reserva Privada es un assemblage elaborado a partir de uvas seleccionadas de viñedos ubicados en las zonas de Pirque y Peumo.
La Mezcla está compuesta principalmente por Cabernet Sauvignon proveniente de Pirque, lugar de origen de Casillero del Diablo, en el Valle del Maipo y por Syrah que proviene de los cerros de Peumo en el Valle de Rapel.
Cada botella de Casillero del Diablo Reserva Privada ha permanecido en barricas de roble francés durante 14 meses alcanzando así una mayor complejidad en el vino.
Visual: Rojo rubí intenso, brillante y profundo.
Aroma: Predominan el cassis, guinda roja, ciruela y toques de chocolate negro provenientes del Cabernet Sauvignon, acompañadas de suaves notas de frutos negros - mora y ciruela - que le aporta el Syrah. Notas de vainilla y cedro provenientes de los 14 meses de guarda en barricas francesas le aportan mayor complejidad en los aromas.
Boca: Es un vino de gran cuerpo y estructura, equilibrado, de taninos suaves, elegantes y grata acidez. Se siente una fina madera muy bien entrelazada con la fruta en un sabroso y largo final.
Casillero del Diablo Reserva Privada ensambla Cabernet Sauvignon y Syrah en una mezcla perfecta de fruta, potencia y elegancia.
O que fiz a Wine Spectator de Robert Parker:
A safra de 2005 não foi avaliada pela Wine Advocate.
Mais um belíssimo vinho da Concha y Toro que tivemos a oportunidade de provar e recomendamos a todos! Recomendamos a todos também o site especial do Casillero del Diablo, disponível em Inglês, Espanhol e Português!
Um vinhaço que vai levar uma nota 4 e que, em breve, beberemos novamente!
In Vino Veritas!
(GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!