terça-feira, 7 de setembro de 2010

Independência do Brasil! Aurora Reserva Cabernet Sauvignon 2008

Dia da Independência do Brasil! No ano de 1822, e no mesmo dia de hoje (07 de Setembro), Dom Pedro I declarava a Independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga! Foi nesta data que D. Pedro pronunciou a famosa frase "Independência ou Morte!", rompendo os laços de união política com Portugal.

Vale aqui uma explicação aos nossos leitores. Íamos começar pelo Chardonnay, mas, como o tempo mudou completamente e o frio voltou para São Paulo, optei por abrir o Cabernet.

Nada melhor para comemorar o dia da Independência do que abrir um bom vinho Brasileiro e foi o que fiz. O vinho escolhido foi este gostoso Cabernet Sauvignon da Aurora, uma das mais premiadas vinícolas Brasileiras.

Nos últimos anos a Vinícola Aurora conquistou certificações importantes, que atestam a qualidade dos produtos e o compromisso com o meio-ambiente. Estas certificações são concedidas pela Det Norske Veritas, organismo credenciado pelo Inmetro, com base em apurações precisas e rigorosas.

A Aurora foi a primeira vinícola da serra gaúcha a conquistar o ISO 9001:2000, que atesta a qualidade no desenvolvimento, elaboração e processamento de vinhos e derivados.

Foi também a primeira do RS a receber, em julho de 2006, o certificado ISO 14001:2004, sendo atestada pela responsabilidade no Sistema de Gestão Ambiental.

De 1998 a 2007, a Aurora conquistou mais de 200 prêmios, todos com a chancela da OIV.

Já a Cabernet Sauvignon é uma casta de uvas da família da Vitis vinifera, a partir da qual é fabricado vinho de alta qualidade. Originária da região de Bordeaux, no sudoeste da França, ela é a uva vinífera mais difundida no mundo, encontrando-se em todas as zonas temperadas e quentes. É conhecida como "a rainha das uvas tintas". É resultado do cruzamento entre as uvas Cabernet franc e Sauvignon blanc.

Vamos então ao que eu achei deste vinho:

Visual: Garrafa bem bonita, com belo design e bem trabalhada. Rolha de cortiça personalizada para a Aurora. Na taça mostrou coloração rubi entre o opaco e o translúcido, com reflexos violáceos nas bordas. Gotas gordas, lentas e esparças.

Olfato: Frutado e muito agradável. Frutas vermelhas, um fundo que traz baunilha e toques de especiarias. Agradou bastante!

Paladar: O olfato superou o palato! Equilibrado, bem estruturado e sem nenhum defeito! Taninos muito sutis. Vinho gostoso e fácil de beber. O final é de médio para longo, deixando uma sensação muito agradável na boca.

O que a Aurora diz deste Vinho:

Varietal: 100% Cabernet Sauvignon.

Safra: Colheita Manual.

Elaboração: Tradicional. Fermentação controlada a 28º C, com passagem por barricas de carvalho americano e francês.

Coloração: Rubi, com reflexos violáceos.

Aroma: Frutado, com traços de baunilha, cacau e frutas vermelhas.

Paladar: Intenso, ideal para acompanhar carnes assadas, risoto de funghi e queijos de sabor acentuado.

Até o momento não existem análises da Wine Advocate de RP nem da Wine Spectator sobre este vinho.

Um vinho que me agradou demais! Mais uma bela surpresa que tive com vinhos brasieiros e que recomendo a todos que experimentem!

Um Forte Abraço!

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...