As primeiras referências à Quinta do Vallado datam de 1716. A propriedade foi vendida em 1818 para António Bernardo Ferreira, tio e sogro da futura Dona Antónia Adelaide Ferreira (1811-1896). Ficando viúva muito cedo, ela demonstrou enorme talento e entusiasmo na gestão das suas propriedades e se transformou em uma das personalidades mais importantes da história da região do Douro.
Há seis gerações, a Quinta – situada ao longo das margens do rio Corgo, próxima à foz com o rio Douro – é gerida pela família Ferreira, estando hoje no comando Guilherme Álvares Ribeiro, seu filho João e o sobrinho Francisco Ferreira.
Em 1995, a Quinta passou a vinificar suas próprias uvas e comercializar os vinhos produzidos. Com o apoio do professor Nuno Magalhães, as vinhas foram reestruturadas e o jovem Francisco Olazabal, proprietário da Quinta Vale Meão e familiar de Dona Antónia, se tornou o responsável pela enologia da propriedade.
Uma nova adega foi construída em 1997. As uvas são movidas por gravidade, sem uso de bombas. A fermentação e armazenamento do vinho são feitos em cubas de aço inox e a temperatura dos mostos é controlada por um sistema automático, assim como as remontagens dos mostos durante a fermentação.
Hoje, a Quinta do Vallado possui uma área com 67 hectares, destes, 50 hectares são de vinhas novas e 17 hectares das melhores parcelas de vinhas velhas preservadas. Um simpático hotel rural foi inaugurado em 2004 na casa principal.
Quinta do Vallado
Vilharinho dos Freires, 5050 Peso da Régua
T: +351-254 323 147. F: +351-254 324 326 -
Email: vallado@mail.telepac.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!