segunda-feira, 25 de junho de 2012

La Celia Elite Malbec Tannat 2006


Queridos amigos e amigas, depois de um longo e tenebroso inverno, justamente no início do inverno de 2012, cá estou de volta a escrever sobre este assunto delicioso e fascinante que são os vinhos.

Não que tenha deixado de provar e me deliciar com deliciosos caldos, mas os tempos passados foram por demais atribulados, além de uns outros problemas que me impediram de aqui estar com vocês.

Pedi para o meu filho de três aninhos escolher, aleatoriamente, uma garrafa na adega para que eu abrisse e, em tempo real, escrevesse sobre a mesma que, em poucos minutos, estará no Blog! A escolhida foi este La Celia.

A Finca la Celia nasceu no ano de 1882. A linha elite está acima da linha Reserva, são chamados “super blends”, tendo sempre como base a uva Malbec, e foram lançados como uma homenagem a versatilidade que a Malbec mostrou em solo argentino. Lançados com Malbec / Petit Verdot, Malbec / Cabernet Franc e este que estamos provando Malbec / Tannat.

Vamos ao que achei deste vinho:

Visual: Bonita garrafa, com rótulo igualmente elegante, como predomina também o restante da linha. Rolha de cortiça. Ainda possui traços violáceos, mesmo com os 6 aninhos de vida, mas já começa a mostrar traços de evolução. Lágrimas finas, lentas, tingindo levemente a taça e por toda a taça.

Olfato: Elegante, com boa base aromática predominantemente frutada, bom toque de complexidade, mas sem explodir. Frutas vermelhas (morango e amora), baunilha e caramelo, finaliza com toques de chocolate e especiarias.

Paladar: Ataque mais sutil que no exame olfativo. Taninos presentes, mas já completamente domados e de granularidade de excelente qualidade. Acidez ainda bastante presente. Na boca, além das  notas percebidas no exame olfativo, trouxe tambén notas de café. Final de boa persistência.

O que a Vinícola fala sobre seu vinho:

60% Malbec / 40% Tannat

Colheita manual em pequenas caixas em busca do ponto ótimo de maturidade.

Estagiou em barricas de carvalho francês e americano de primeiro uso por 12 meses.

Coloração vermelho intenso e brilhante. Aromas únicos, uma reminiscência de doces de frutas vermelhas e especiarias como pimenta preta, combinadas com as notas do seu envelhecimento de carvalho. No paladar, taninos maduros dão força e estrutura. É um vinho de grande personalidade.

Recomendamos decantação de 40 minutos antes de servir.

O que diz a Wine Advocate, de Robert Parker, sobre o vinho:

Pontos: 85

Degustador: Jay Miller

Maturidade: Beber entre 2009 e 2014

Review:

The 2006 Elite Malbec (60%)-Tannat (40%) spent 12 months in French and American oak. Dark ruby-colored, it displays a nose of cedar, spice box, black cherry, and blackberry. Easy-going on the palate with plenty of spicy black fruit, this straightforward effort can be enjoyed over the next 5 years.


Até o momento deste post não haviam degustações publicadas pela Wine Spectator.

Um vinho bem agradável, fácil de beber, com certa dose de complexidade e sem tanta potência com é comum nos vinhos argentinos. Não é um vinho espetacular, longe disso, mas é um vinho bem interessante pra sua faixa de preço.

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...