Desta vez teremos a honra ter por aqui, pela primeira vez, uma Série de uma Vinícola genuinamente Brasileira!
A história da AURORA inicia em 1875, com a chegada de imigrantes oriundos do norte da Itália. Estabelecidos na Serra Gaúcha, no Sul do Brasil, encontraram paisagens e clima similares aos de seu país de origem.
Os hábitos e a cultura europeus não foram abandonados: a antiga arte da vitivinicultura logo teve sua retomada.
No dia 14 de fevereiro de 1931, dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reuniram-se para lançar a pedra fundamental do que viria a se transformar no maior empreendimento do gênero do Brasil: A COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA .
Um ano mais tarde, contabilizava a produção coletiva de 317 mil quilos de uvas, fixando a base de um empreendimento destinado não só a ser o maior, mas também um dos mais qualificados tecnologicamente.
Hoje, bem no coração de Bento Gonçalves, está a maior cooperativa vinícola do Brasil, com mais de 1.100 famílias associadas, responsáveis pela produção média de 50 milhões de Kg de uvas, que resultam em aproximadamente 38 milhões de litros de vinhos anuais. Conta com capacidade de estocagem superior a 70.000.000 de litros de vinhos e a área construída de 110.000 m2.
Para atingir esta liderança, posição que ocupa há mais de duas décadas, seu parque industrial está em constante modernização, suas unidades são dotadas de alta tecnologia, e rigorosos padrões nos processos de produção são observados.
Toda a produção dos agricultores é feita sob orientação direta dos técnicos que, diariamente, estão em contato com o produtor, fornecendo toda a assistência técnica necessária. Uma equipe de técnicos responsabiliza-se pelo acompanhamento permanente de todo o processo industrial e pela qualidade final dos produtos. Sempre com a atenção voltada para o desenvolvimento de uma tecnologia de ponta.
O cuidado extremado desde as mudas plantadas até o engarrafamento do produto tem resultado na conquista de diversas premiações.
De 1998 a 2007, a Aurora conquistou mais de 200 prêmios, todos com a chancela da OIV.
A Série do Enoleigos trará 7 vinhos, visando mostrar diversas facetas e qualidades desta inovadora e premiada Vinícola Brasileira. Os vinhos serão:
x Aurora Reserva Chardonnay;
x Aurora Reserva Cabernet Sauvignon;
x Aurora Espumante Brut Pinot Noir;
x Aurora Espumante Brut (100% Chardonnay);
x Aurora Pequenas Partilhas Cabernet Franc;
x Aurora Pequensa Partilhas Carmenére;
x Aurora Millésime.
Os posts irão ao ar toda terça-feira, tendo como data de início o feriado do dia 07 de Setembro. Nada melhor do que comemorar a independência do Brasil bebendo um belo vinho Brasileiro!
Esperamos por todos vocês!
Forte Abraço.
In Vino Veritas,
Gustavo Kauffman (GK)
Por qual você vai começar? Seguirá a ordem acima? Abraço!
ResponderExcluirO Pequenas Partilhas CF é bem interessante!
ResponderExcluirTô curioso pra saber como é esse tal de Carménère Brasileiro.
Tô postando uma "série também" (não é bem uma série, mas uma bateria de degustação) de grandes vinhos portugueses.
Passa lá! Tem alguns daqueles vinhos que a gente só compraria se ganhasse na loteria! hehehe
Um abraço!