quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Chatêau Bois Chantant Bordeaux 2006 - #CBE

Depois da deliciosa seleção de espumantes no meio do mês de Dezembro, aonde comentamos a Velha Viúva Veuve Clicquot Ponsardim, chegamos ao tema do mês de Janeiro. Mais uma vez a escolha coube ao Confra Silvestre, do blog Vivendo a Vida. Sempre é uma delícia participar da CBE, ainda mais quando temos França como tema principal. O tema aqui foi “Um Bordeaux de até R$150,00”. O clima também ajudou, visto que o calor ainda não chegou com força total.

O vinho que escolhi é fabricado pela Bernard Magrez. Bernard Magrez vive há 40 anos com paixão pelo mundo do vinho. Já adquiriu mais de 35 vinhedos na França e outros pelo mundo. Assina seu nome em todos os vinhos que produz, e procura sempre produzir vinhos raros e de muita qualidade. Seu objetivo é sempre transmitir excelência em seus vinhos. Vocês já viram o filme Mondovino? Então, o Bernard Magrez é o negociante deste filme! Pobrinho ele coitado...

Bordéus (em francês Bordeaux) é a capital e a maior cidade do departamento da Girondano sudoeste de França. É um porto na margem sul do rio Garona. Tem cerca de 946 mil habitantes. Designou-se Burdigala na antiguidade.

A comuna de Bordéus tem cerca de 230.600 habitantes (2005), enquanto que a área metropolitana de Bordeaux-Arcachon-Libourne conta com cerca de 996.000 residentes. É atravessada pelo rio Garonne. Os habitantes de Bordéus designam-se em português Bordaleses (em francês Bordelais).

A cidade é famosa em todo o mundo pelasvinhas, sobretudo desde o século XVIII, que lhe proporcionaram uma verdadeira idade de ouro. Capital da antiga Guyenne (aproximadamente a Aquitaine actual), Bordéus faz parte da Gasconha e é situada na fronteira das chamadas Landes de Gascogne. Foi classificada em 2007 comoPatrimónio Mundial da Humanidade pelaUNESCO que reconheceu o excepcional conjunto urbano que representa.

Desde a Libertação da cidade na Segunda Guerra Mundial, a cidade cresceu e é hoje uma sede de uma das maiores áreas metropolitanas europeias do litoral, sendo um destino turístico muito apreciado.

Vamos então ao que eu achei deste vinho:

Visual: Garrafa bem trabalhada. O verso possui detalhes sobre o corte em francês e inglês. Ao abrir a cápsula mais uma boa surpresa, comum a bons vinhos! A rolha possuía o ano da safra, além de ser de cortiça e personalizada para Bordeux AOC e para a Bodega. Na taça se mostrou um vinho não tão escuro, deixando transpassar um pouco de luz. Cor de ameixa com poquíssimos reflexos violáceos. As gotas são finas, espaças e lentas.

Olfato: Delicadeza e equilíbrio são as primeiras palavras que me aparecem. Complexidade também presente. Essencialmente frutado, mas com boa presença também de especiarias e um sutil toque herbáceo. Nas frutas destaque para as vermelhas e frescas. Não é um exame fácil e agradou!

Paladar: Boa entrada de boca, mostrando um corpo médio para forte com taninos e acidez ainda bem presentes, fazendo deste um vinho para acompanhar uma refeição. Mostrou também ter certo potencial de guarda, quem sabe mais uns 4 ou 5 anos façam bem a ele. Aos poucos vai amaciando na boca, trazendo seus sabores de fruta, um retrogosto delicioso e um final surpreendentemente longo! Cansei de contar e o vinho ainda estava lá presente! Ao harmonizar com um belo bife de chorizo, tudo melhora, caiu com perfeição.

O que a Vinícola diz sobre seu vinho:

Não consegui encontrar no site do Bernard a ficha técnica deste vinho. Vou trazer o que está no site da Wine aonde eu comprei este Bordeaux:

Produtor: Bernard Magrez

Tipo: Tinto - Assemblage

Região: Bordeaux

País: França

Uvas: Merlot(75%), Cabernet Sauvignon(15%) e Cabernet Franc(10%).

Graduação Alcoólica: 14%

Temperatura de Serviço: 18oC

Envelhecimento: 10 meses em barricas de carvalho.

Safra: 2006

Aromas: Aromas intensos de frutas negras maduras, especiarias e tabaco.

Sabor: Na boca tem corpo pleno, taninos maduros e macios.

O que diz a Wine Advocate, de Robert Parker sobre este vinho:

Não existe, ainda, um review sobre a safra de 2006. Estou trazendo as notas do próprio RP sobre a safra de 2005:

Nota: 87
Maturidade: N/A
Degustador: Robert Parker

Review:

This lower pedigree wine represents undeniable quality/value rapport in 2005. This vintage is so deep in quality among the better run, less heralded estates, that these wines should appeal to readers looking for terrific values from Bordeaux. Most of these wines are Merlot-based and will be drinkable young.

Quando escrevi este Post a Wine Spectator ainda não havia comentado este rótulo.

É um bom vinho, que compraria novamente e que agradou, mas não o classifico como um vinho Muito Bom. Nesta faixa de preço (R$58,00), existe um universo imenso de opções e este não entra pra relação de Custo x Benefício!

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...