quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Regiões Produtoras de Azeites em Portugal e suas Características



Em Portugal, encontramos seis zonas de Denominação de Origem Protegida (DOP) para azeites. A classificação DOP significa que o azeite foi feito de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui variedades de azeitona, condições de apanha e transporte para o lagar, condições de laboração e as características do produto final.

Denominação de Origem Protegida de Moura

A região de Moura, na margem esquerda do rio Guadiana, é muito conhecida pela produção dos azeites e a Dominação de Origem Protegida Azeite de Moura encontra-se consagrada pelo uso. Não é por acaso que o povo diz: “Tão fino como azeite de Moura”.

O Azeite desta região, proveniente da associação das azeitonas Cordovil de Serpa, Galega Vulgar e Verdeal Alentejana, resulta muito frutado, amargo e picante, sendo de cor amarela esverdeada.

Denominação de Origem Protegida do Alentejo Interior

Na outra margem do rio Guadiana, na região dos Azeites do Alentejo Interior, existem condições de solo e clima muito particulares que dão origem a um ambiente natural que privilegia o desenvolvimento da oliveira. É uma região com uma gama de solos variada, todos eles ricos em cálcio e potássio, que influência o porte e produção da azeitona.

O azeite tem cor amarela dourada ou esverdeada, aroma frutado suave de azeitona madura e/ou verde e outros frutos, nomeadamente, maçã e/ou figo transmitindo uma grande sensação de doce.

Denominação de Origem Protegida do Norte Alentejo

Nos azeites do Norte Alentejo, provenientes de algumas freguesias de Évora, e dos concelhos de Estremoz, Borba e Reguengos de Monsaraz até Elvas, Campo Maior e Portalegre, a Galega Vulgar, predominante, junta-se à Carrasquenha e Redondil.

Os azeites que aliam os frutados das variedades com sensações fortes de maçã e outros frutos maduros, são ligeiramente espessos, com cor amarelo ouro, por vezes esverdeados.

Denominação de Origem Protegida do Ribatejo

Na região do Ribatejo a variedade que impera è a Galega Vulgar, aliando-se à Lentisca apenas em Torres Novas. Esta é a região dos azeites doces.

Denominação de Origem Protegida da Beira Interior

Nesta região a Galega Vulgar junta-se à Bical e à Cordovil de Castelo Branco, na Sub- Região de Azeites da Beira Baixa, dando origem a azeites complexos de aroma e sabor. Mais a norte onde a Galega Vulgar é por vezes substituída pelas variedades Carrasquenha, Cobrançosa, Carrasquinha e Cornicabra, encontramos a Sub-Região dos Azeites da Beira Alta, que confina com o rio Douro onde existe um número elevado de variedades.

Denominação de Origem Protegida de Trás-os-Montes

Já no distrito de Bragança, prodomina o cultivo da variedade Negrinha de Freixo. Aqui começa a DOP de Trás-os-Montes que se estende por Alfandega da Fé, Vila Flor até Valpaços e Murça, passando por Mirandela onde as azeitonas Madural, Cobrançosa e Verdeal Transmontana, no clima e nos solos de xisto da Terra Quente, dão azeites muito finos e complexos com odores acentuados de frutos secos. Sendo azeites equilibrados, apresentam uma sensação notável de doce, verde, amargo e picante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...