quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Marco Luigi Brut 10 anos - #CBE


Ano novo, vida nova e, pq não, vinho idoso? Rssss. Hoje orgulhosamente volto a escrever para a CBE, a Confraria Brasileira dos Enoblogs. Já foram muitos vinhos degustados para esta confraria e nada melhor do que começar o ano com um post para a mesma. Todos os meses um Enoblogueiro é o responsável pela escolha do tema. A escolha deste mês coube a Ale Esteves Macedo do blog Dama doVinho e segue abaixo:

o próximo post para 1/1/2014 poderia ser sobre champagne, cava, Prosecco, Franciacorta, qualquer espumante para brindar o novo ano. Mas, de preferência, que esse espumante seja fotografado em algum lugar especial onde você passará o ano novo. O meu já vai ser no novo país!

Minha escolha foi de um sensacional espumante Brasileiro. Um verdadeiro Tesouro com apenas 1.500 garrafas elaboradas. A Marco Luigi é uma charmosa vinícola de Bento Gonçalves. Recomendo fortemente a visita. No post “Desvendandoas Serras Gaúchas – Marco Luigi Vinhos Finos” você conhecerá um pouco mais sobre ela.

Escolhi este espumante pq é raro encontrar um exemplar que permaneceu 10 anos, isso mesmo, 10 ANOS em contato com as leveduras. A Marco Luigi produziu um Nature (zero à 3 gramas de açúcar por litro) e o vinho que escrevo, um Brut (6,1 a 15 gramas de açúcar por litro).

Vamos então ao que achei do vinho:

Visual: A garrafa traz um certo ar de história mas, particularmente, não gostei muito do rótulo. A rolha é de cortiça e personalizada para a Marco Luigi. Ao servir na taça começamos a ser brindados por deliciosas impressões. A evolução dos quase 12 anos é claramente percebida pela sua tonalidade amarelo quase ouro. Mesmo após os 12 aninhos forma uma belíssima coroa, mantendo uma perlage muito fina, constante e por toda a taça.

Olfato: Bem expressivo e complexo. 10 anos em contato com as leveduras realmente não é para qualquer um e traz camadas e mais camadas. A primeira impressão é que tudo está muito bem integrado, frutas e a evolução devido ao contato com as leveduras se integram. Até as frutas aqui são mais complexas, destaque para damasco. Sigo identificando frutas secas como nozes, brioche, fermento e um toque de amanteigado.

Paladar: A boca repete sua complexidade, com uma diversidade de sabores, assim como no olfato. Acidez correta. Perlage também explode no palato. Estrutura e corpo bem presentes. Retrogosto de frutas secas. Final longo, sem nenhum amargor, e muito saboroso, que me remeteu até a figo. Extremamente gastronômico.

O que a Marco Luigi fala sobre o seu espumante:

Este espumante foi elaborado através do metodo Champenoise (fermentação na garrafa) com uvas Chardonnay, Pinot Noir provenientes de um vinhedo minuciosamente planejado na encosta Norte de um terreno com ótima inclinação, pedregoso e de média idade, com raízes profundas que absorvem somente os melhores nutrientes para as uvas. O espumante foi cuidadosamente guardado em contato com as leveduras por um período de 10 anos nas caves de terra da vinícola, este período de repouso resultou em um espumante de perlage extremamente fina, numerosa, persistente e de aromas inigualáveis.

Região do Vinhedo: Vale dos Vinhedos

Variedade: Chardonnay, Pinot Noir.

Colheita: A colheita é feita de forma manual. As uvas são acondicionadas em caixas de 20kg e imediatamente transportadas até a vinícola, onde é feito o desengace. A colheita foi realizada no final de janeiro, onde a uva apresentou estágio avançado de maturação e melhor concentração de açúcar.

Desengace: As uvas são desengaçadas em prensa especial onde acontece a liberação do suco sem a trituração da casca.

Decantação: Após a retirada da casca o mosto é decantado a frio.

Primeira Fermentação (vinho base): O mosto é fermentado com controle rigoroso de temperatura em tanques de aço inox por aproximadamente 50 dias.

Decantação do Vinho Base: Após a fermentação alcoólica, o vinho base é submetido a um tratamento de frio a -3ºC para a decantação completa de sais tartáricos.

Engarrafamento: Depois de decantado, o vinho base é engarrafado com uma pequena quantidade de açúcar, que irão fermentar para proporcionar a espuma e a pressão.
Fermentação na Garrafa (2ª fermentação): A fermentação foi realizada em caves subterrâneas de terra natural com a terra por 10 anos.

Remauge (pupitres): Para decantar os resíduos da fermentação, as garrafas são colocadas em pupitres na forma de pirâmide, onde são girados manualmente ¼ de volta todos os dias, por um período de aproximadamente 3 meses, para que os resíduos cheguem até o gargalo.

Degorgement: Após a decantação nos pupitres, o gargalo é congelado em máquina especial (manualmente). É retirada a tampa da garrafa e saem os resíduos decorrentes da fermentação. Imediatamente é colocado o Licor de expedição (6 gramas por litro) a rolha de cortiça natural e a gaiola. Após 6 meses de estabilização, as garrafas são liberadas.

Produção: foram elaboradas 1.500 garrafas safradas

Graduação Alcoólica: 12% vol.

Com tempo em taça o espumante mostra outras camadas. Demonstra mais presença. Não é um espumante barato mas, ao mesmo tempo, por tudo que proporciona, é um belíssimo custo x benefício! Gostaria de vê-lo degustado às cegas com alguns milésimes franceses.

Aproveito o primeiro post do ano para desejar um Excelente 2014 para todos. 

In Vino Veritas!

GK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...