quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Cavalleri Pecato Merlot 2005 - Para homenagear Zumbi dos Palmares!!!

Abri este vinho inspirado pelo amigo Gil do blog Vinho Para Todos. Ele abriu um vinho da Miolo, o RAR, também da Safra de 2005, veja o post aqui. Por aqui também temos algumas garrafas deste ano fora de série para a produção de vinhos no Brasil.

Decidi então abrir esta para curtir o feriado em plena quinta-feira para celebrar Zumbi dos Palmares! Viva Zumbi, o grito forte de Palmares, que correu terras, céus e mares, influenciando a abolição! Sim, é um dia para ser comemorado por todos os Brasileiros!

Voltando a falar de nosso vinho, a Adega Cavalleri fica no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves. Quando os primeiros Cavalleri chegaram à região de Bento Gonçalves, no final do século XIX, não imaginavam que sua paixão por vinhos tornaria o sobrenome tão conhecido entre os amantes da bebida. O talento para a vitivinicultura foi transmitido de pai para filho, culminando no surgimento de uma vinícola especializada na arte de elaborar bons vinhos e espumantes.

Com produção reduzida e de alta qualidade, a Adega Cavalleri é uma empresa familiar instalada no coração do Vale dos Vinhedos. Desde sua fundação, em 1987, os membros da família coordenam pessoalmente todos os processos da elaboração, desde o manejo dos vinhedos à rotulagem manual das garrafas. O mix reduzido de produtos colabora para que os vinhos atinjam excelência, destacando-se pela personalidade marcante.

Vamos então ao que eu achei do nosso Merlot:

Visual: O rótulo ainda estava novo. Para ser sincero não lembro quando adquiri esta garrafa, mas o vinho aparenta ter sido rotulado mais recentemente. A rolha, de cortiça e personalizada, estava perfeita! Na taça começam as surpresas. Na coloração até é possível identificar sinais de evolução, mas de forma ainda bastante sutil, sutil mesmo! O vinho nesta faixa de preço, com 9 anos de idade, normalmente apresentaria sinais de evolução evidentes já em sua cor. Coloração rubi ainda com muito violáceo. Lágrimas gordas, rápidas e tingindo levemente a taça.

Olfato: Totalmente vivo e mostrando seus aromas com exuberância. Muita fruta vermelha, framboesa, amora e morango em compota. Toques florais. Um pouco de mineralidade. No nariz traz a tipicidade do Vale dos Vinhedos. O álcool está um pouco acima do que deveria. Mesmo sendo de 2005, deixar respirar por 30 minutos é uma excelente pedida. Fechando a análise olfativa, o vinho traz também notas de baunilha e especiarias, oriundas de passagem por madeira. Como a ficha técnica desta safra não está disponível no site, não posso precisar em qual madeira e por quanto tempo, mas com certeza possui passagem por carvalho. Enquanto escrevia este post, recebi a ficha técnica da vinícola e realmente o vinho passa por madeira, veja mais abaixo. No nariz o vinho ainda está novo!

Paladar: Mais austero do que no nariz, acidez correta, taninos presentes, vivos e finos. Aqui mostra também algum sinal de evolução no retrogosto com frutas secas. Corpo médio. Final persistente. Sem sombra de dúvida um vinho gastronômico e que facilmente chegaria aos seus 10 anos de vida totalmente inteiro!

O que a vinícola fala do seu vinho:

Vinho encorpado, elaborado com uvas supermaturadas, de cor vermelho rubi intenso com traços violáceos, aromas de amora, framboesa, especiarias e baunilha; retrogosto persistente. Seu amadurecimento foi feito em uma mescla de barricas francesas e americanas. Envelhecimento de 08 meses nas caves.

O vinho não é mega complexo, mas é um vinho de qualidade, com estrutura, gastronômico e longevo. Este tipo de experiência é sempre muito prazerosa. Tentei, mas não consegui, encontrar este vinho a venda. No site da Vinícola existe um Merlot comemorativo aos 25 anos da mesma, mas da Safra de 2010. Este é vendido a R$180,00 (caixa com 6 garrafas). A Safra de 2005 foi superior a de 2010, mas fiquei curioso para provar este vinho mais novo pois já deve estar pronto ou quase pronto para ser consumido. As garrafas são numeradas. A que abri foi a 03136.

In Vino Veritas!


Gustavo Kauffman (GK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...