sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Chega de Saudade!!!! Com Lagarde Blanc de Noir...

Pouco tempo atrás anunciei aqui no Enoleigos uma promoção que a Wines of Argentina anunciou durante o Winebar. Relembre.

O desafio era harmonizar 2 vinhos que recebemos com músicas de uma playlist criada pelo músico, enófilo e blogueiro Maurício Tagliari. Um dos vinhos que recebi foi o Lagarde Blanc de Noir, da Bodega Lagarde.

Será que vinho harmoniza com música? Com este concurso eu tive a certeza que sim! Cada vinho tem sua própria melodia e gênero musical. Existem músicas que te fazem raciocinar melhor, outras te relaxam, te animam, harmonizam o ambiente. Músicas são utilizadas em templos religiosos para auxiliar na concentração, vide exemplo da música gregoriana e de diversos mantras budistas. A música sempre irá agir diretamente em nossos sentidos, sejam eles quais forem.

Durante o Winebar alguns amigos blogueiros comentaram que a harmonização do vinho com a música seria subjetiva. Fiz diversos laboratórios por aqui e, fica meu testemunho, minha conclusão é que não existe subjetividade. É claro que, como na harmonização gastronômica, existem várias alternativas possíveis, mas dentro de certos limites. Será que alguém tentaria harmonizar uma truta grelhada, leve, com pouquíssima gordura, com um vinho potente, complexo, tânico e com boa estrutura? Tenho certeza que todos aqui concordam que o vinho simplesmente “passaria por cima” do peixe, e exatamente isto acontece com a música. Na minha opinião não seria possível lançar um CD do tipo “Músicas para escutar bebendo um vinho”. Uma música que harmonizou, por exemplo, com o rosé que falo neste artigo, com certeza não harmonizaria com um potente Malbecl!

O vinho, assim como a música, age diretamente em nossos sentidos. Quando degustamos, nos desligamos de tudo, focando nosso olfato, paladar e memória para desvendar os segredos, camadas e nuances do vinho a nossa frente. Se uma música é capaz de levar monges a elevados níveis de concentração espiritual, imagine o que não pode fazer no momento de nossa degustação, ou simplesmente em nosso momento de descontração enquanto bebericamos este rosé!

A harmonização de música com vinhos pode parecer uma surpresa para nós mas, acreditem se quiser, já existem sites especializados no assunto. Um deles, e bem interessante, é o “Wine and Music” que vai bem a fundo no assunto.

E o nosso vinho? O Lagarde Blanc de Noir? Primeiro uma curiosidade. Apesar de ser um “Blanc de Noir”, na verdade, como citei anteriormente, é um vinho rosé. Produzido através de um blend de 50% de Malbec e 50% de Pinot Noir. Um vinho delicado, refrescante, com muitas frutas vermelhas no nariz e um elegante toque floral, remetendo para rosas o que, em conjunto com sua coloração, deixa também este vinho mais elegante e romântico. Na boca é sedoso, com bom volume e, principalmente, muito refrescante, o que combina demais com o clima que estamos tendo no Brasil.

A refrescância do vinho, como comentei, me trouxe ao Brasil, seu clima romântico me remeteu a um clima que lembramos da pessoa amada mas sem tristeza, querendo ela do nosso lado, compartilhando daquele momento, do vinho e das sensações que o vinho e a música estão me proporcionando. É fácil explicar. Além da música ter ressaltado demais todas as características do Lagarde Blanc de Noir, eu fiquei 3 meses trabalhando em Fortaleza, vendo pouco minha família e, além de ser um cara romântico como meus amigos blogueiros comentaram durante o Wine Bar, eu também estava carente e querendo demais estar em casa ao lado do meu amor.

João Gilberto e sua interpretação fantástica para esta linda música Chega de Saudade, deixaram o vinho ainda mais romântico, ressaltando a sensação de frutas vermelhas, alongando seu final em boca, e, por outro lado, trazendo mais amor e sentimento aquele momento que se tornou único.

“Há menos peixinhos a nadar no mar, do que os beijinhos que eu darei na sua boca...”

Não poderia terminar este post de outra forma que não agradecendo a Wines of Argentina pela experiência fantástica.

A partir de agora, além de escolher o prato, entrou para a minha lista de prioridades criar uma playlist que harmonize com os vinhos e cardápio que serão servidos. Pensem nisto!!

In Vino Veritas!

GK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...