segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Zuccardi Série A Malbec 2008

Seguindo nossa Série sobre os deliciosos vinhos da Zuccardi, chegamos ao Malbec da Série A que, como falamos anteriormente, vem de Argentina.

Já passaram por aqui da Série A o Torrontés, o Bonarda e o Syrah.

A Malbec Argentina está, sem sombra de dúvidas, dentre as minhas uvas prediletas. Isto sem falar que os vinhos argentinos de um modo geral vem me surpreendendo a cada dia. A principal região produtora de vinhos da Argentina é Mendoza.

O estado de mendoza está localizado na zona oeste da argentina, na região do cuyo. conta com 148.827 km2 de superfície divididos em 18 departamentos (cidades). os mais importantes são godoy cruz, capital, luján de cuyo, maipú, guaymallen e las heras que juntos formam a zona conhecida como "gran mendoza", ocupando 11% do território estatal. o estado tem uma população de 1. 579.651 habitantes e sua maioria, 800.000, residem na grande mendoza.

Mendoza foi fundada em 1561 por don pedro del castillo e destruída pelo terremoto de 1861. foi o terremoto porcentualmente mais destrutivo de toda a história argentina, destruindo a cidade de mendoza e deixando aproximadamente de 6.000 mortos sobre uma população total de 18.000 habitantes. após este episódio, o centro da cidade foi trasladado a sua atual localização e a cidade reconstruída.

Mendoza tem um clima árido e seco com invernos muito frios. as temperaturas médias para o verão (dezembro - março) são 30 °c de dia, e 23 °c à noite enquanto que no inverno (julho - setembro), são 12 °c de dia, e 0 °c à noite. durante o inverno, produzem-se nevadas na zona montanhosa e, durante o verão, são comuns as tormentas de granizo que produzem importantes danos nas plantações locais, o que tem levado mendoza a ser uma das pioneiras na luta antigranizo.

Uma característica especial do clima em mendoza é a existência do vento zonda, um vento rápido e quente do oeste. origina-se no oceano pacífico e ao cruzar a cordilheira perde toda sua umidade e aumenta sua temperatura transformando-se no zonda. as rajadas deste vento podem facilmente superar os 40 km por hora produzindo comumente destroços na região. quando corre o vento zonda, muitas atividades são suspensas já que produz mal-estar em algumas pessoas que tentam não sair de suas casas.

Em mendoza predominam as grandes montanhas, culminadas com o aconcágua, o pico mais alto de américa. distinguem-se três grandes estruturas: o maciço andino, a pré-cordilheira e as planícies. por este tipo de relevo, encontra-se no estado uma grande quantidade de vales e rios que percorrem todo o estado, sendo de grande interesse turístico.

Como estamos fazendo uma série sobre a Zuccardi, uma nobre Bodega Argentina, achei que seria importante falar um pouco sobre Mendoza e suas características.

Vamos ao que achei deste vinho:

Visual: Garrafa típica da Família Zuccardi, seguindo a linha “Série A”. Na taça mostrou coloração violeta escuro com reflexos violáceos. Gotas gordas e lentas.

Olfato: Frutado, mas trazendo muita presença de baunilha. Nas frutas, destaque para as negras, em especial figo. Álcool em total harmonia. Super agradável.

Paladar: Redondo é a palavra de ordem aqui! As frutas se mostram também presentes na boca. Taninos super sutis e suaves. Acidez integrada. Final de médio para longo. Equilibrado e muito gostoso.

O que diz a Família Zuccardi:

Composición: 100% Malbec.

Alcohol: 14.3 %.

Acidez: 5.30 g/l.

Crianza: El 70% del vino fue madurado en barricas de roble francés de primer, segundo y tercer uso, durante 10 meses.

Vista: Rojo violáceo, profundo y vivaz.

Nariz: Nariz con frutos rojos y negros como cerezas, casis, ciruelas y moras, integrados con los aromas de maduración en barrica como vainilla y chocolate.

Boca: Entrada en boca amable, muy buena estructura, marcada presencia de frutas rojas, taninos redondos y dulces, para terminar en un largo final de boca.

O que diz a Wine Advocate de Robert Parker sobre este vinho:

Pontos: 87
Degustador: Jay Miller
Maturidade: Beber entre 2009 e 2013.

Análise:

The 2008 Malbec Serie A., seventy percent of the wine was aged in seasoned French oak for 10 months. Purple-colored, it reveals a pleasing nose of cedar, spice box, and black cherry. Supple and easy-going on the palate, this tasty effort will drink well over the next 4 years.

O que diz a Wine Spectator sobre este vinho:

Pontos: 87

Análise:

A polished, forward style, with ripe boysenberry and raspberry fruit framed with mocha and licorice notes. Drink now. 4,000 cases imported. –JM

Mais um vinho da Zuccardi que nos agradou demais! Leva uma nota 4.

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...