domingo, 9 de maio de 2010

Vinecol Chardonnay Orgânico 2007

A garrafa chamou a atenção pelo preço (R$16,00) bem como ser muito bem diagramada e se tratar de um vinho orgânico, experiência ainda não vivida por mim. Comprei para acompanhar os quitutes com origem no mar que sempre comemos na semana santa.

A Bodega Vincecol começou seu projeto no ano de 2000, com o objetivo de fazer uma bodega orientada a vinhos orgânicos de alta qualidade para exportação. A bodega e o vinhedo estão situados em La Paz, na parte leste de Mendoza, colado na reserva de Ñacuñan, cheia de recursos naturais ideais para o cultivo orgânico.

Vale dizer que um vinho é considerado orgânico quando desde a produção da uva, até a elaboração do vinho, o processo está baseado em um conjunto de técnicas que não permite a utilização de produtos com origem na indústria química.

Os vinhos “Vinecol Orgânico” são os vinhos de entrada da Bodega. Na argentina são produzidas os seguintes rótulos: Cabernet Sauvignon, Malbec, Bonarda / Tempranillo, Tempranillo, Cabernet Rosé, Torrontés, Chardonnay, Chenin / Sauvignon Blanc, CS OAK Reserve e Malbec OAK Reserve.

O apelo gráfico das garrafas é muito bonito e mais uma vez recomendo uma visita ao site da Bodega. Uma vez apresentadas bodega e vinho, vamos as minhas impressões:

Visual: Rolha artificial. Da cor da cortiça, mas artificial. Como já comentei, belíssima garrafa! Na taça se mostrou amarelo ouro, uma bela tonalidade, aparentando mais encorpado que outros Chardonnay.

Olfato: Não agradou. Trouxe um cheiro de banana verde e, mesmo assim, de forma discreta. O álcool também aparece de forma discreta, o que é bom.

Paladar: Melhor que o Olfato, mas também decepcionou. Acidez presente, mas é um vinho que aporta pouco aroma. O que agradou um pouco foi o retrogosto que trouxe damasco ao palato. Ao bebericar mais uns golinhos, trouxe também um pouco de maçã no início. Final médio que também agradou.

O que diz a vinícola:

Elaboración: selección en mesa de control de calidad, desrasponado y molienda regulada, conducción en presencia de frío con bombas peristálticas, maceración clásica en tanques de acero inoxidable, con remontajes diarios, descube por cata, prensado neumático.

Nota de cata: Vino de franco color amarillo y notas doradas, con aromas atractivos y cambiantes, que al principio recuerdan a frutos tropicales y luego flores de bienestar como azahar y jazmín; en la boca sorprenden el cuerpo y paso
elegantes, con detalles cítricos y frutales. Cierra persistente y agradable.

Temperatura de servicio entre 7 a 10 °C.

De forma geral o vinho não agradou e vai entrar na lista de vinhos que não comprarei mais. Pelo preço que se encontra, pode ser uma boa utilizá-lo na culinária.

Nota 2!!!

(GK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...