Este é o segundo vinho de nossa deliciosa série sobre os vinhos da Lusovini e da Quinta de La Rosa. Hoje iremos falar sobre um vinho que se mostrou um sucesso de vendas desde que a Ravin começou a importá-lo para o Brasil!
A Sociedade Agrícola Boas Quintas, distribuída pela Lusovini, é um projeto pessoal do enólogo Nuno Cancela de Abreu iniciado em 1991, com o propósito de produzir "Vinho de Quinta" na nobre e renovada Região do Dão.
A filosofia que animou o nascimento desta sociedade, baseou-se na produção de vinhos de alta qualidade, com caráter acentuadamente Português. A Boas Quintas acredita que as melhores castas regionais de que disponhem, quando bem adaptadas às condições ecológicas (clima, solo e práticas culturais) constituem uma das suas maiores valias.
A Sociedade Boas Quintas está sediada na Vila de Mortágua, onde tem a sua pequena adega, paredes meias com a casa da família Cancela de Abreu, que cobre as caves de estágio, frescas e pouco iluminadas.
O Boas Vinhas DOC chegou ao Brasil em 2009 e hoje é um tremendo sucesso, renovando e modernizando a imagem do vinho português.
Vamos então ao que achei deste Tinto:
Visual: Bonita garrafa com um lindo rótulo! Uma garrafa mais pesada, seguindo o estilo do novo mundo. A rolha também é muito bonita, de cortiça e personalizada para a Boas Quintas, com as iniciais BQ. Ao servir vemos uma coloração púrpura não muito escuro, gotas gordas, rápidas, incolores e por toda a taça.
Olfato: Frutado e refrescante. Cereja atacando logo de cara e ameixa mais ao fundo. Um vinho mais elegante e discreto do que os vinhos que estamos acostumados a ver por aqui na América do Sul. Muito gostoso de ser apreciado. Importante destacar que o álcool passa desapercebido.
Paladar: Aqui também as frutas aparecem francamente. Taninos com bom ataque e acidez bem presente. O vinho está ótimo, perfeito, é jovem! Mesmo sendo um vinho pronto, acredito que uns 2 anos em garrafa façam muito bem para ele. Já separei uma garrafa para verificar isto daqui há 2 anos! Final longo e marcante.
O que a Boas Quintas fala do seu vinho:
Vinificação: Depois de colhidas as uvas passam por uma suave maceração e vinificação clássica em tanques de inox.
Cor: Vermelho rubi.
Aroma: Intenso com destaque para frutas vermelhas e toques de cacau.
Palato: Em boca revela um agradável frescor, taninos elegantes e retrogosto delicado.
Harmonização: Excelente para acompanhar carnes vermelhas e queijos de massa mole.
Teor Alcoólico: 13,00 %
Até o momento deste Post não haviam comentários da Wine Spectator, nem da Wine Advocate sobre este vinho.
Um vinho muito saboroso, direto e gostoso de ser bebido. É mais um que entra para nossa seleta lista de “Custo x Benefício”. Com certeza harmonizará bem com carnes magras e grelhadas.
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!