sexta-feira, 11 de março de 2011

Vinha da Defesa Rosé 2008 – Série Vinhos Herdade do Esporão

Hoje é dia de falar de mais uma deliciosa surpresa. O segundo vinho que falamos da Vinha da Defesa. Quem nos acompanha teve a oportunidade de ler na semana passada sobre o Vinha da Defesa Branco 2008. Hoje falaremos do Rosé e, na semana que vem, será a vez do Tinto.

A Herdade do Esporão integra o Projeto Beba Com Cabeça, cujo objetivo é esclarecer as principais questões relacionadas com o álcool de forma clara e transparente. A campanha Beba Com Cabeça procura acabar com as dúvidas, dar a conhecer os efeitos do álcool, quais as atitudes corretas e chamar a atenção para as consequências de determinados comportamentos.

A Herdade do Esporão aderiu também, em parceria com a ANEBE, à campanha 100% COOL DRIVER. 100% COOL foi a expressão escolhida para nomear todos os que em cada noite decidem tomar a seu cargo a responsabilidade de fazer com que os outros elementos do grupo cheguem a casa em segurança. 100% COOL é o condutor designado com 0% de álcool.

O site do projeto Beba com Cabeça é o http://www.bebacomcabeca.pt/.

Mais uma bela surpresa desta incrível empresa, não?

Reparem que em uma das fotos que coloquei neste post estou usando um termômetro para verificar a temperatura do vinho! Frescura? Negativo!! Entenda melhor como a relação Temperatura x Vinho é tão importante.

Vamos então ao que achei deste belo rosé:

Visual: Garrafa com nova identidade visual na Vinha da Defesa. Se quiser saber mais sobre isto leia o artigo sobre o Vinha da Defesa Branco. Rolha em cortiça e personalizada para a Herdade do Esporão. Na taça exibe uma sensacional coloração rosa avermelhado cheio de vida! Lágrimas passam a sensação se untosidade.

Olfato: Leve, jovial e refrescante. Muita fruta vermelha, em especial cereja e groselha. Sutil toque adocicado ao fundo. Traz também floral, mas não consegui identificar qual a flor.

Paladar: Fresco, vivo e com boa intensidade. Bom corpo e excelente acidez. No final o gosto que permanece, e com bela intensidade, é o de frutas vermelhas maduras. Um vinho sedoso e guloso, não deixando muito espaço entre um gole e outro.

O que a Herdade do Esporão fala sobre o seu vinho:

De cor rosada muito viva, apresenta um sabor frutado e equilibrado, com aroma intenso a amoras e cerejas. Acompanhando comidas asiáticas provoca uma mescla de sabores incomparável.

Castas: Syrah / Aragonês

Visual: Cor rosada muito viva.

Olfactivo: Aroma intenso a amoras e cerejas.

Gustativo: Apresenta um sabor frutado e equilibrado, com um paladar persistente e fresco.

Acompanhamento: Acompanha desde comidas asiáticas até aos típicos enchidos, passando por ser um óptimo aperitivo, sendo capaz de provocar uma mescla de sabores e sensações incomparáveis.

Temperatura de Consumo: 10 – 12ºC.

Quantidade Produzida: 100.000 litros.

Vinificação: Aragonês e Syrah vinificados em “Blanc Noir”. Desengace, choque térmico, maceração pelicular, prensagem, fermentação em cubas de inox com temperaturas controladas, centrifugação, estabilização e filtração.

O que a Wine Advocate, de RP, fala sobre este rosé:

Não houve comentários sobre a safra de 2008. O que transcrevo fala da safra de 2007:

Pontos: 88
Degustador: Mark Squires
Maturidade: Beber entre 2008 e 2009.

Review:

There were 12,000 cases produced of the 2007 ROSE VINHA DA DEFESA, an enjoyable blend of Aragones (Tempranillo) and Trincadeira. It is dry, but very fruity, with raspberry nuances that turn to cherry with some air. It has refreshing crispness on the finish, cutting the somewhat obvious fruity notes—there’s perhaps a touch of cherry Kool-Aid here--and giving the wine a sunnier demeanor. Its mid-palate is elegant and it is quite pleasing, if a bit short and easy. There is nothing profound here, but it should be a crowd pleaser. The younger and the fresher this is, the better it will show. Drink now-2009.

This old stalwart in Alentejo provides some of the best buys in Portugal. Its current lineup is notable for the number of fine values, even with the continuing problems with exchange rates (many of these prices may have been set before the recent resurgence of the dollar). Sometimes, the big question here is simply why you should bother to trade up to their more expensive wines.

O que a Wine Spectator fala sobre o Defesa Rosé 2008:

Pontos: 84

Review:

This has a solid core of melon and strawberry flavors that are fresh and juicy. The finish is spicy. Drink now. 12,000 cases made. –KM

Um excelente rosé, dos melhores que já provei, perdendo para poucos. Um vinho que traduz no copo todas as características desta linha. Vale dizer que gostei mais do rosé do que do branco.

Todos os vinhos da Herdade do Esporão podem ser encontrados em lojas especializadas ou ou então diretamente pela importadora exclusiva, a Qualimpor. Vocês poderão também seguir a Qualimpor em suas redes sociais conforme abaixo:


Não perca o Defesa Tinto na próxima semana!

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...