sábado, 1 de maio de 2010

Vinho do mês: Trivento Amado Sur 2007 #cbe

Finalmente aqui estou escrevendo sobre o vinho que escolhi para a Confraria dos Enoblogs no mês de maio de 2010. Digo finalmente pois é sempre uma experiência sensacional poder participar desta prazerosa brincadeira! Desta vez a escolha coube ao nosso confrade Daniel Perches do blog Vinhos de Corte. O Daniel optou por um vinho de três cepas, de qualquer país e de qualquer preço, fazendo o mês de Maio ficar deveras interessante!

Com a escolha de um vinho de três cepas, um assemblage, não posso deixar de citar um artigo daqui do Enoleigos que fala exatamente sobre O que é um Assemblage! Além disto, temos também alguns posts de outros vinhos assemblage bem interessantes como, por exemplo, o Septima Gran Reserva, o Concha y Toro Trio CS ou ainda o Special Blend da Bodega del Fin del Mundo. Todos vinhos excelentes! Nossa modesta adega guarda outras delícias que comentaremos no futuro, vinhos Premium aguardando para serem degustados como o DON da Santa Helena ou o Magdalena da Pascual Toso. Vinhos especiais, vinhos de guarda, que estão a espera de momentos especiais!

Já que todos os Blends que eu tenho na adega ou já foram degustados e postados por aqui, ou são vinhos para momentos mais especiais, optei por escolher um rótulo novo. Não que nossa Confraria não seja especial, ela é e muito!, mas não houve um momento propício para abrir um grande rótulo. A pesquisa acabou sendo pela Internet mesmo e mantivemos o teto dentro do mês passado, ou seja, um valor máximo de R$40,00. Como meu conhecimento do velho mundo ainda é muito pequeno e, o pouco que conheço, foge a faixa de preço estipulada por mim, restringi minha pesquisa ao novo mundo, mais especificamente ao continente sul americano. Há pouco tempo tive a oportunidade de provar 2 rótulos da Bodega Trivento, vinhos de coleção, um Malbec e outro Syrah (em breve por aqui) e gostei bastante de ambos. Quando vi este Assemblage da Trivento, o Amado Sur, e em promoção (saiu por R$38,00), não pensei duas vezes! Vale dizer que o Amado Sur recebeu 89 pontos da revista Wine & Spirit.

O Amado Sur é um corte de Malbec (72%), Bonarda (16%) e Syrah (12%). Para quem não sabe, a Bonarda já foi a cepa mais cultivada na Argentina e hoje ocupa o segundo lugar por lá. A Malbec passou a ser a primeira uva na Argentina no ano de 1990. A história da vinicultura na argentina vai valer uma artigo por aqui logo logo.

Abri esta garrafa no dia 21/04, uma quarta-feira, feriado nacional, dia de Tiradentes! Não preparei nada elaborado para harmonizar. Recebi a visita dos meus amados pais e preparei um belo lanche, com direito a presunto cru, patê de fois grãs e queijo brie. Deixei o vinho no decanter por 20 minutos, apenas para que ele respirasse um pouco e lá fui eu mergulhar em mais uma garrafa.

Visual: Garrafa muito bonita, trazendo um estilo mais moderno. O nome “Amado Sur”, inclusive, lembra o mundo latino e, particularmente, me trouxe na memória o grande cineasta espanhol Pedro Almodóvar! Rolha em cortiça artificial. Na taça mostrou cor vinho, com toques de marrom e reflexos violáceos nas bordas. Não deixa a passar a luz. Gotas lentas e bem espaçadas.

Aroma: Não é dos vinhos mais aromáticos que já provei, o bouquet não abre tanto. Trouxe frutas vermelhas e, bem ao fundo, um toque de café e chocolate. O álcool poderia estar um pouco melhor harmonizado, talvez tivesse que ter deixado um pouco mais no decanter.

Paladar: Mostrou o que percebi no olfato. Um vinho gostoso, interessante, mas sem muita complexidade. Aqui a fruta que se acentuou mais foi a cereja. Taninos presentes e comportados. Acidez perceptível no palato, mas bem integrada ao vinho. No retrogosto trouxe notas de café e o final, que é médio, trouxe baunilha. Senti sinais da Malbec e da Syrah, mas, como ainda não conheço a Bonarda, não consegui identificá-la.

O que diz a vinícola

Apariencia: Rojo profundo con matices violáceos y reflejos carmesí.

Aroma: Frutos rojos frescos como fresas, frambuesas y cerezas combinados con clavo de olor y humo. Notas de vanilla y pan tostado provenientes del roble.

 Boca: Inicia en boca con presencia y personalidad. Posee un medio de boca amplio en el cual se sienten sus taninos suaves y esquisitos. Final impetuoso y placentero.

Depois de um tempo na taça evoluiu. O álcool melhorou no olfato e trouxe mais café no paladar e no olfato. Comprovou o que achei no início, ou seja, ele deveria ter ficado mais no Decanter, em torno de 1h. Durante a degustação comi alguns queijos fortes e o vinho limpou super bem a boca.

Pelo preço que foi comprado fez bonito! Fica como mais um bom custo x benefício e vai levar um 3.5!

(GK)

2 comentários:

  1. Gustavo, beleza de post. Deu vontade de experimentar o vinho, que sempre vejo por aqui mas nunca comprei. Vc me fez mudar de ideia.

    Saúde!

    VPT

    ResponderExcluir
  2. Confrades do VPT,

    Muito obrigado pela visita!

    Experimente sim, você não vai se arrepender.

    Enoabraços,
    Gustavo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...