quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Zuccardi Série A Chardonnay / Viognier 2008

E chegamos ao último vinho da Série A da Zuccardi. Na semana que vem começaremos a falar dos vinhos da Série Q, a série mais Premium da Zuccardi.

Começamos, e estamos encerrando, a “Série A” com um branco. O primeiro comentado foi o Torrontés e aqui vamos falar deste belo corte de Chardonnay e Viognier.

Para quem está começando a ler esta Série sobre a Zuccardi agora, vale lembrar que já passaram por aqui o Torrontés, o Bonarda, o Syrah e o Malbec, todos da Série A. Na semana que vem, com o início da Série Q, falaremos, na ordem, das uvas Malbec, Tempranillo, Cabernet Sauvignon e Chardonnay.

Pepe Zuccardi, como é mais conhecido, iniciou a sua carreira na mundo dos vinhos em 1976 na finca Santa Rosa e atualmente é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Bodega Familia Zuccardi onde ocupa o cargo de Diretor e Enólogo.

A bodega Zuccardi localizada na região de Mendoza é uma das cinco maiores bodegas exportadoras da Argentina e se destaca pela sua inovação e pesquisa constante por varietais não reconhecidas.

Aqui o corte é conhecido. Existem várias outras bodegas que produzem vinhos com este mesmo corte, claro que variando na proporção entre uma uva e outra. As duas uvas (Chardonnay e Viognier) estarão na Série sobre Uvas que estamos publicando no Enoleigos todos os sábados.

Um ponto importante aqui. O site sobre os vinhos da Zuccardi merece ser visitado!

Vamos então ao que achei deste gostoso branco:

Visual: Garrafa, como as demais, seguindo o padrão da Série A da Zuccardi. Muito elegante! Na taça trouxe coloração amarelo, puxando para o dourado, e fez bonito! Gotas finas, rápidas e esparças.

Olfato: Frutado e elegante. O álcool passa desapercebido. Nas frutas, uma mistura de frutas brancas e amarelas. O abacaxi aparece em primeiro plano e o damasco em um segundo plano. Ao fundo percebi também notas minerais. Bela combinação!

Paladar: Fiel ao exame olfativo, trazendo uma textura sedosa que é muito gostosa. O sabor vai abrindo, como se explodindo na boca, agradando pacas. As frutas na boca se mostram mais secas do que no olfato. Acidez presente e no ponto certo.

O que diz a Família Zuccardi sobre este vinho:

Composición: 50% Chardonnay / 50% Viognier.

Alcohol: 13%

Acidez Total: 5.90 g/l

Azúcar: 2.60 g/l

Color: Color amarillo verdoso de intensidad media.

Aroma: Aroma intenso de frutas como peras, durazno blanco y damascos con notas de vainilla, azares y cítricos.

Sabor: Sabor fresco, con buena mineralidad y largo final.

O que diz a Wine Advocate, de Robert Parker, sobre este vino:

Pontos: 87
Degustador: Jay Miller
Maturidade: Beber entre 2009 e 2012.

Review:

Familia Zuccardi’s 2008 Chardonnay (50%)-Viognier (50%) offers up an attractive bouquet of pit fruits, pear, and melon. Ripe, spicy, and flavorful on the palate, it will drink well over the next 2-3 years.

O que diz a Wine Spectator sobre este vinho:

Pontos: 85

Review:

This plump, forward white offers tasty melon, pear and butter flavors backed by a round, medium-bodied finish. Drink now. 10,000 cases made. –JM

Um vinho delicado, direto, refrescante e redondo que dou uma nota 4. Gostei mais do Torrontés, mas não a ponto de dar uma nota mais baixa.

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...