E chegamos ao último vinho da Série A da Zuccardi. Na semana que vem começaremos a falar dos vinhos da Série Q, a série mais Premium da Zuccardi.
Começamos, e estamos encerrando, a “Série A” com um branco. O primeiro comentado foi o Torrontés e aqui vamos falar deste belo corte de Chardonnay e Viognier.
Para quem está começando a ler esta Série sobre a Zuccardi agora, vale lembrar que já passaram por aqui o Torrontés, o Bonarda, o Syrah e o Malbec, todos da Série A. Na semana que vem, com o início da Série Q, falaremos, na ordem, das uvas Malbec, Tempranillo, Cabernet Sauvignon e Chardonnay.
Pepe Zuccardi, como é mais conhecido, iniciou a sua carreira na mundo dos vinhos em 1976 na finca Santa Rosa e atualmente é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Bodega Familia Zuccardi onde ocupa o cargo de Diretor e Enólogo.
A bodega Zuccardi localizada na região de Mendoza é uma das cinco maiores bodegas exportadoras da Argentina e se destaca pela sua inovação e pesquisa constante por varietais não reconhecidas.
Aqui o corte é conhecido. Existem várias outras bodegas que produzem vinhos com este mesmo corte, claro que variando na proporção entre uma uva e outra. As duas uvas (Chardonnay e Viognier) estarão na Série sobre Uvas que estamos publicando no Enoleigos todos os sábados.
Um ponto importante aqui. O site sobre os vinhos da Zuccardi merece ser visitado!
Vamos então ao que achei deste gostoso branco:
Visual: Garrafa, como as demais, seguindo o padrão da Série A da Zuccardi. Muito elegante! Na taça trouxe coloração amarelo, puxando para o dourado, e fez bonito! Gotas finas, rápidas e esparças.
Olfato: Frutado e elegante. O álcool passa desapercebido. Nas frutas, uma mistura de frutas brancas e amarelas. O abacaxi aparece em primeiro plano e o damasco em um segundo plano. Ao fundo percebi também notas minerais. Bela combinação!
Paladar: Fiel ao exame olfativo, trazendo uma textura sedosa que é muito gostosa. O sabor vai abrindo, como se explodindo na boca, agradando pacas. As frutas na boca se mostram mais secas do que no olfato. Acidez presente e no ponto certo.
O que diz a Família Zuccardi sobre este vinho:
Composición: 50% Chardonnay / 50% Viognier.
Alcohol: 13%
Acidez Total: 5.90 g/l
Azúcar: 2.60 g/l
Color: Color amarillo verdoso de intensidad media.
Aroma: Aroma intenso de frutas como peras, durazno blanco y damascos con notas de vainilla, azares y cítricos.
Sabor: Sabor fresco, con buena mineralidad y largo final.
O que diz a Wine Advocate, de Robert Parker, sobre este vino:
Pontos: 87
Degustador: Jay Miller
Maturidade: Beber entre 2009 e 2012.
Review:
Familia Zuccardi’s 2008 Chardonnay (50%)-Viognier (50%) offers up an attractive bouquet of pit fruits, pear, and melon. Ripe, spicy, and flavorful on the palate, it will drink well over the next 2-3 years.
O que diz a Wine Spectator sobre este vinho:
Pontos: 85
Review:
This plump, forward white offers tasty melon, pear and butter flavors backed by a round, medium-bodied finish. Drink now. 10,000 cases made. –JM
Um vinho delicado, direto, refrescante e redondo que dou uma nota 4. Gostei mais do Torrontés, mas não a ponto de dar uma nota mais baixa.
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!